03/06/2018

03/06/2018

App da SamKnows analisa qualidade da ligação à Internet


O SamKnows é um programa de avaliação da qualidade das ligações internet, e quem não quiser ter a sua caixa em casa pode simplesmente optar por usar a sua app para Android.


Como em tudo o mais, ninguém gosta de se sentir enganado no serviço de internet que contratou. Não faltam casos de pessoas que contratam velocidades de 100, 200, ou até 1000Mbps, e depois desesperam por terem pausas frequentes a verem vídeos do YouTube, ou ao final da tarde terem velocidades que nos fazem voltar aos tempos dos modems analógicos pendurados nas linhas telefónicas.

O SamKnows é um programa que analisa mais em detalhe as nossas ligações, consistindo num router que ligamos em nossa casa e vai fazendo testes regulares, apresentando-nos relatórios mensais como este que se segue:


Por exemplo, embora aqui se veja que a velocidade de download se manteve constante nos 123Mbps ao longo de todo o mês, houve variações significativas no tempo de arranque dos vídeos do YouTube, que no início do mês era de cerca de 250ms mas depois passou a ser de mais de 500ms (e até 750ms) durante várias semanas. No entanto, para quem ainda não tiver recebido a sua caixa SamKnows ou simplesmente quiser fazer uns testes ocasionais, também existe a app do SamKnows para Android.

Sabendo-se que a velocidade "pura" da nossa ligação de internet até ao operador nem sempre é representativa da velocidade real que temos, esta app faz diversos testes, incluindo (se quisermos) testes de velocidade de acesso ao YouTube e para o browsing das páginas web; o que pode ajudar a perceber algumas das questões dos utilizadores, sobre o motivo da sua ligação "super-rápida" resultar num acesso "lento".

Adicionalmente, para quem tiver a caixa SamKnows em casa, também poderá usar a app para aceder aos relatórios da informação recolhida por ela.

0 comments:

Enviar um comentário