25/09/2018

25/09/2018

10 anos de Android - 3 smartphones que marcaram uma década


Quando se trata de tecnologia, o tempo passa ainda mais depressa, com os produtos a rapidamente  ficarem obsoletos. No caso dos smartphones, temos novos lançamentos a cada ano, havendo inclusive marcas que têm apostado num clico semestral, como é o caso da OnePlus ou Sony.


A propósito dos 10 anos do Android, resolvemos destacar 3 smartphones que tiveram um papel importante para o desenvolvimento deste sistema operativo mobile. Claro que se poderia falar de muitos outros smartphones, logo com os Nexus à cabeça, mas limitando a selecção a 3 equipamentos, a escolha acabou por recair nos smartphones apresentados em baixo.



Samsung Galaxy S



O Galaxy S da Samsung foi o primeiro smartphone desta série (Galaxy S), que aguarda agora pela chegada do Galaxy S10, equipamento sobre o qual recaem elevadas expectativas.

O Galaxy S apresentou-se com um CPU ARM Cortex A8 a 1GHz, 8 GB/16GB de armazenamento e 512 MB de RAM. Ecrã Super AMOLED  de 4" com resolução 480x800, câmara traseira de 5 MP e câmara frontal VGA. Corria Android 2.1 (Eclair) e teve direito à actualização para o Android 2.3 Gingerbread. A sua popularidade foi tão grande, que a comunidade de developers acabou por disponibilizar várias actualizações para este smartphone da Samsung.


Motorola Moto G




Os Nexus abriram a porta a quem pretendia um smartphone capaz de um bom desempenho, por um preço acessível. Faltava no entanto, um smartphone para a gama de preços dos 200€, minimamente competente, algo que demorou muito tempo a ser disponibilizado.

Esta honra acabou por caber à Motorola, que com o seu Moto G, conseguiu criar um novo segmento de produto, que acabou por dominar a seu belo durante vários anos, sem que as outras marcas fossem capazes de apresentar um produto concorrente, igualmente competitivo.

O Moto G foi lançado com um ecrã LCD de 4.5" (1280x720), processador CPU Snapdragon 400 quad-core a 1.2Ghz, 1GB de RAM, 8/16GB de flash, câmara de 5MP. Em 2014, a Motorola haveria de lançar uma actualização deste smartphone, com melhorias a nível do hardware, mantendo assim a fasquia muito elevada, neste segmento de mercado.


OnePlus One  



Os Nexus 4 e Nexus 5 acabaram por conseguir obter um elevado sucesso junto dos fãs do Android, algo que não veio a acontecer com o seu sucessor, o Nexus 6, fruto do elevado preço a que chegou ao mercado.

Este aumento de preço dos Nexus, acabou por criar um vazio no mercado, que de forma inesperada, foi rapidamente ocupado por uma irreverente OnePlus.

O OnePlus One chegou com um ecrã de 5.5" Full HD (1920x1080), processador Snapdragon 801 a 2.5GHz, 3GB de RAM, 16/64GB de flash, câmaras de 13MP e 5MP frontal, bateria de 3100mAh, e uma versão do CyanogenMod "oficial". Um conjunto de características que se tornou imbatível tendo em conta o preço de 269 euros para a versão de 16GB e 299€ para o modelo de 64GB.


Os tempos são outros

Curiosamente, os sucessores destes três smartphones já não têm o mesmo impacto nos dias que correm. O Galaxy S9 tem no Huawei P20 um concorrente de peso. O Moto G é apenas mais um no concorrido segmento de gama média e o OnePlus 6 já não desfruta da vantagem preço, sendo mais caro que o Asus ZenFone 5Z.

Foram 10 anos muito interessantes, será que daqui a mais 5 ainda temos Android? 

0 comments:

Enviar um comentário