05/11/2018

05/11/2018

Android (beta) faz 11 anos


A versão 1.0 do Android só foi oficialmente lançada a 23 de Setembro de 2008, mas os trabalhos de preparação deste lançamento começaram bem antes, com a primeira versão beta a ser apresentada há precisamente 11 anos.




O Android que hoje conhecemos está a anos luz daquilo que foi disponibilizado na sua primeira versão, mas a caminhada até ao Android 9 Pie esteve longe de ser um percurso fácil, bem pelo contrário.

Durante muitos anos assistimos ao domínio da Apple, sempre com novas ideias, que faziam do iOS um sistema operativo bem mais interessante que o Android da Google. Foi esta rivalidade que acabou por ajudar o Android a crescer, primeiro com o Android 4.4 Kit Kat, onde as optimizações no desempenho foram a grande preocupação da Google. 

Mais tarde, com o Android 5.0 Lollipop, chegou o Material Design 1.0, tendo este recebido algumas rectificações um ano mais tarde, com o Android Marshmallow. Nesta altura, o Android já estava em condições de se bater com o iOS, tanto em termos de desempenho, como em funcionalidades disponibilizadas para o utilizador.

As versões seguintes foram melhorias cirúrgicas, de onde se destaca o Projecto Treble, que tarda em mostrar a utilidade que o mundo Android há muito aguarda (actualizações a tempo e horas).

Com o Android 9 Pie chegou o Material Design 2.0, acompanhado de optimizações de baixo nível, que permitem um comportamento mais rápido e inteligente do smartphone, com este último a ser capaz de aprender com os hábitos do utilizador.

Será que daqui por 5 anos ainda temos Android?


0 comments:

Enviar um comentário