25/02/2019

25/02/2019

Google vai encerrar Google Fit na web a 19 de Março


A Google continua a seguir um percurso preocupante que parece ir contra a intenção de manter a web como plataforma universal, agora anunciando que o acesso ao Google Fit via web será encerrado, para ficar disponível apenas através das apps.


Quem aceder ao fit.google.com vai ser confrontado com um aviso que indica que o acesso via web irá ser encerrado a 19 de Março, direccionando os utilizadores para a instalação da app no seu smartphone Android ou smartwatch Wear OS.


Será de pensar que, se a Google vai encerrar este acesso, será porque tem dados que mostram que não estava a ter utilização significativa. Mas, se assim é, será estranho que não tenham incluído isso nas justificações para esta decisão. Por outro lado, não se pode dizer que este tipo de coisa seja inédita: basta relembrar o caso do Google Feed / Discover, que ainda hoje não está acessível através da web num computador desktop (algo que me parece ainda mais vergonhoso que esta remoção do acesso ao Google Fit).

Com tanta aposta na unificação dos interfaces e desenvolvimento para múltiplas plataformas (para não falar do investimento nas web apps), seria de imaginar que a Google quisesse manter-se como exemplo de referência de como isso seria possível. Mas afinal, parece querer dar o exemplo oposto, de desvalorizar a web e querer limitar o acesso aos dados e serviços a apps em dispositivos específicos.

Mais assustador, será começarmos a chegar ao ponto em que dizemos que é o tipo de coisa que já "se espera" da Google - o que me parece ser um péssimo prenúncio para as coisas que se seguirão nos próximos anos. De desapontamento em desapontamento, até as marcas mais adoradas terão um limite do quanto os utilizadores estarão dispostos a suportar.

0 comments:

Publicar um comentário