22/03/2019

22/03/2019

Android vai perguntar que browser e motor de pesquisa se quer utilizar


Em jeito de déjà-vu, também a Google anunciou que irá passar a perguntar aos utilizadores Android qual o browser e motor de pesquisa que querem utilizar, em resposta aos processos e multas milionárias aplicadas pela Comissão Europeia.


Embora a medida possa parecer novidade para as gerações mais recentes, muitos outros recordar-se-ão do tempo em que vimos isto ser aplicado ao Windows, com a Microsoft a ser obrigada a apresentar uma janela a perguntar que browser se queria utilizar no seu sistema operativo, em vez de se limitar a usar o Internet Explorer. Agora, podemos dizer que se dá um volta completa, com a Google a passar pelo mesmo, a propósito do seu Chrome e do seu motor de busca.

Embora sempre tenha sido possível utilizar outros motores de busca e browsers em Android, a Google anuncia esta medida como indo "mais além" do que lhe foi pedido pela UE, e sendo um passo fundamental a favor da liberdade de escolha e para fomentar a concorrência.

Embora não tenha revelado de que forma é que esta escolha será apresentada aos utilizadores, arriscaria a dizer que assumirá o papel de mais um par de ecrãs no processo de configuração inicial do Android, onde os utilizadores tenham a opção de seleccionarem entre diferentes motores de busca e browsers a utilizar. Poderá ser coisa que se venha a estrear com o lançamento do Android Q... e se assim for, não serão muitos a vê-la durante os próximos anos (até ao momento, nas estatísticas oficiais do Android, o actual Android P não representa ainda 0.1% da plataforma, mais de um ano após o seu lançamento como preview, e mais de meio ano após o seu lançamento como versão final).

0 comments:

Enviar um comentário