30/05/2019

30/05/2019

Google vai impedir que apps desenhem sobre o ecrã numa versão futura do Android


A Google já está a dar o pré-aviso aos developers de que não deverão depender da capacidade de desenhar de modo sobreposto sobre o ecrã, pois essa funcionalidade tem os dias contados e irá desaparecer no futuro.


A permissão de overlay permite que uma app Android possa desenhar sobre o ecrã, e é graças a isso que podemos ter coisas como as notificações chat heads do Facebook, indicadores personalizados do nível da bateria e outros dados, e muitas mais coisas. Infelizmente, essa permissão é também um enorme risco de segurança, já que permite que uma app malicioso crie a ilusão de ter coisas diferentes no ecrã, ou que até consiga ler tudo o que escrevermos no teclado criando áreas invisíveis sobre as teclas. São riscos que não podem ser descurados, e que inevitavelmente vão ditar o fim dos "overlays" numa futura versão do Android.


No entanto, não se pense que isso significa o fim dos chat heads. No Android Q os developers terão acesso à nova Bubbles API, que permite criar esse tipo de notificações flutuantes - pelo que, quando muito, deveremos é começar a vê-las ainda mais (já antevejo o dia em que os ecrãs fiquem com tantas "bubbles" que nem se consiga ver os icons das apps!)

Esperemos que até lá, a Google também reconheça alguns casos especiais que possam continuar a merecer o acesso a desenhar sobre o ecrã, nem que seja apenas em secções específicas como a barra de estado, ou que disponibilize novas APIs que permitam substituir essa funcionalidade por outra que seja equivalente mas sem os riscos de segurança associados.

0 comments:

Enviar um comentário