23/05/2019

23/05/2019

Tor Browser chega em versão estável ao Android


Bem a propósito de recentemente termos falado de como navegar na rede Tor num iPhone, eis que o Tor Browser para Android lança finalmente a primeira versão estável.


O Tor Browser tem estado disponível para o Android há algum tempo, mas só agora chega a uma versão (8.5) que mereceu a mudança de classificação para "estável" no Android.

O browser continua a ser baseado no Firefox 60 (pelo que os utilizadores do Firefox irão sentir-se em casa) e agora dispensa a necessidade do proxy Orbot para se poder ligar à rede Tor. Só por isso, torna-se bastante mais simples e prático de utilizar para quem quiser garantir uma ligação mais anónima à internet.

Para quem não estiver a par, a rede Tor faz com que as ligações passem por uma rede de computadores de voluntários que servem de intermediários, fazendo com que o site de destino (nem os próprios nós que fazem parte da rede) consigam saber a localização original do visitante. É uma ferramenta que muitas vezes é associada a actividade ilegal, mas que é também indispensável para todos os que vivem em regimes repressivos que monitorizem e persigam todos os que consideram "indesejados".

... E pelo andar das coisas, é algo que pode acabar por se vir a tornar uma necessidade até para os utilizadores "normais" que se limitem a querer recuperar um pouco da privacidade que tem sido perdida. Podem descarregar o Tor Browser para Android aqui - sendo que para iOS continua a ser recomendado o Onion Browser.

0 comments:

Enviar um comentário