03/07/2019

03/07/2019

Tecnologia pode ser a solução para facilitar a execução das tarefas domésticas



Nos dias que correm, equilibrar a vida profissional com as exigências da vida familiar, não é uma tarefa fácil, mas marcas como a TP-Link, querem dar uma ajuda neste campo.

O papel das mulheres nos dias de hoje é fundamental para entender os avanços sociais que estão a ocorrer em termos da igualdade de géneros. Embora ainda haja um caminho considerável a percorrer, a verdade é que a posição atual das mulheres na sociedade mudou e estas estão a desempenhar um papel de protagonistas na história.

Ao longo da história, a mulher teve tendencialmente um papel secundário, mas hoje esse cenário alterou-se por completo e ela tem voz própria. Ainda assim, as mulheres continuam presas a alguns estereótipos, nomeadamente em casa. De acordo com alguns estudos realizados no Dia da Mulher, a sociedade continua a atribuir à mulher a função de cuidar do lar e da família. Trata-se de uma herança complicada de contrariar numa cultura profundamente enraizada.

As mulheres ainda assumem a maior parte das tarefas em casa. Muitas mulheres têm o seu trabalho longe de casa e acabam por desistir das suas carreiras profissionais. De acordo com alguns estudos, 91% das mães referem que se não estiverem com atenção às pequenas coisas do quotidiano para que tudo em casa funcione, ninguém estará. No caso dos pais, apenas 12% deles dizem ser a pessoa de referência no que respeita às necessidades diárias dos seus filhos. Festas da escola parecem ser uma tarefa exclusiva ao sexo feminino, já que apenas 5% dos pais dizem ir a estes eventos. O facto de terem uma grande quantidade de atividades em que pensar, além daquelas que estão associadas ao trabalho, faz com que 84% das mulheres inquiridas afirmem ter sofrido de stress acumulado relacionado com tarefas e responsabilidades de casa e da família. Se é verdade que livrar-se desse stress é complicado, também é um facto que os equipamentos inteligentes podem dar uma ajuda indispensável.

Falamos por exemplo de robôs de limpeza que aspirem a casa de forma autónoma, ou outros, mais baratos, que permitem melhorar o funcionamento de pequenos eletrodomésticos que já possuímos. Por exemplo, a tomada HS110 da TP-Link permite-lhe ligar remotamente o aquecimento utilizando o smartphone, para que a temperatura esteja confortável quando a família chega a casa. Imagine ainda que, no caminho para casa, se depara com um acidente. Basta utilizar o seu smartphone para ligar esta tomada inteligente através da Net e assim ligar o forno para que este esteja pronto para fazer as pizzas enquanto dá banho aos miúdos.

Estes pequenos equipamentos inteligentes assumem-se como ajudas importantes para facilitar a vida em casa e para poupar tempo. A HS110 permite o acesso remoto aos equipamentos ligados a esta tomada através de um smartphone. Além disso, disponibiliza opções de agendamento e de monitorização de energia e permite ainda simular a presença em casa quando a família estiver de férias, ligando e desligando luzes, por exemplo, para melhorar a segurança.

Da mesma forma, lâmpadas inteligentes como a TP-Link KL130 auferem de argumentos que podem ser ajudas indispensáveis para equilibrar a vida doméstica. Este modelo também pode ser controlado com o smartphone, pelo que pode ligar e desligar remotamente a luz, mesmo quando estiver fora de casa, para simular a presença de gente em casa e reduzir a hipótese de acesso indevido quando em férias. Além disso, a KL130 ajusta a temperatura da luz ao período do dia e apresenta um consumo de energia de classe A+.

Pode ver todas as soluções para Smart home no site da TP-Link. As tomadas elétricas inteligentes estão neste link, as lâmpadas inteligentes podem ser encontradas aqui. Confira ainda as câmaras cloud da marca.

Photo by Farzad Nazifi on Unsplash

0 comments:

Enviar um comentário