24/10/2019

24/10/2019

Google quer ajudar os utilizadores a diminuírem a dependência dos smartphones


O Digital Wellbeing da Google dá-nos ferramentas que permitem saber se estamos a cometer excessos na utilização de um smartphone, e agora temos 5 apps experimentais que permitem dar ainda mais visibilidade a esse tipo de controlo.


Estas experiências com Digital Wellbeing estão abertas a todos, e a Google até convida os developers a criarem as suas próprias. Por agora, temos as da Google que podem servir de inspiração:

Unlock Clock - um wallpaper dinâmico que apresenta o número de vezes que se desbloqueou o smartphone ao longo do dia. Uma excelente forma de colocar à frente dos olhos a quantidade de vezes em que se pega no smartphone.



We Flip - Concebida para utilização em grupo, a We Flip replica digitalmente o desafio de um grupo de pessoas juntar os seus smartphones a um canto da mesa, "perdendo" aquele que não resistir à tentação de o ir buscar em primeiro lugar.




Post Box - Procurando recriar os tempos em que ansiosamente se esperava pela chegada do carteiro para saber se tínhamos correspondência, este Post Box combate a ansiedade das notificações constantes, suspendendo-as e agrupando-as para que sejam entregues apenas em determinado períodos específicos ao longo do dia (até um máximo de quatro).




Morph - Um launcher que permite criar diferentes modos de utilização, para casa, trabalho, etc. Onde cada um deles pode ter as apps mais adequadas para cada momento - e mostrando apenas notificações das apps "seleccionadas" em função do modo actual.




Desert Island - Procurando combater o excesso de apps instaladas, este launcher permite-nos seleccionar 7 apps que ficarão acessíveis de imediato, com as demais apps a terem que ser acedidas através de um icon no canto superior direito. Após 24 horas, teremos direito a ver um relatório sobre se efectivamente escolhemos as apps que mais utilizamos, ou se nos distraímos demasiado com as outras apps.




Todas elas são gratuitas, e podem revelar algumas funcionalidades que poderemos ver implementadas de origem em futuras versões do Android.

0 comments:

Enviar um comentário