22/11/2019

22/11/2019

Google Photos ganha identificação manual de rostos


Depois do reconhecimento automático de rostos, o Google Photos prepara-se para deixar também adicionar manualmente os rostos das pessoas não identificadas.


Acrescentar manualmente a identificação de rostos não reconhecidos era uma funcionalidade que estava disponível no Picasa (o programa de gestão de fotos entretanto abandonado pela Google). Agora, passados vários anos, a Google faz finalmente chegar a mesma funcionalidade ao Google Photos.

O Google Photos há muito que pode fazer o reconhecimento facial automático para facilitar o agrupamento ou pesquisa de fotos pelas pessoas que estiverem visíveis. No entanto, era um pouco frustrante que não se tivesse a possibilidade de identificar manualmente as pessoas que não fossem reconhecidas. Coisa que agora ficará resolvido com a identificação manual de rostos, ao estilo do "face tag" que se tem no Facebook e outros serviços.

Ter em conta que, embora seja uma funcionalidade bastante útil para quem tem que gerir milhares de fotos e frequentemente precisa pesquisar fotos com determinadas pessoas; é também algo que levanta as óbvias preocupações de privacidade, podendo dizer-se que estamos a contribuir com ainda mais informação para estes gigantes tecnológicos, e ajudando a criar uma mega-base de dados mundial para reconhecimento facial. E isto, numa altura em que já temos as autoridades a aceder a gravações das câmaras à porta das casas... é algo que não deverá ser descurado.

0 comments:

Enviar um comentário