29/02/2020

29/02/2020

Caverna Chauvet e as suas pinturas pré-históricas originais já estão acessíveis ao público


A  caverna Chauvet e as suas pinturas pré-históricas originais, estão pela primeira vez acessíveis ao público, tudo graças ao mundo digital e a mais uma iniciativa da Google.




Nota ao editor: A Caverna Chauvet em França contém algumas pinturas pré-históricas mais antigas do mundo. São tão delicadas que estão fechadas ao público mas graças ao nosso parceiro, o Syndicat Mixte de la Grotte Chauvet, pode agora entrar no mundo dos nossos antepassados através da realidade aumentada na Pesquisa Google bem como através de uma experiência em realidade virtual. Um destes homens ancestrais, que pediu para permanecer anónimo, viajou no tempo 36.000 anos para partilhar como era a caverna naquela altura.

Começámos a nossa viagem para a grande caverna há uns dias.Chegámos hoje e instalamo-nos perto do arco de pedra que atravessa o rio. Acendemos uma fogueira para sinalizarmos à nossa gente junto à caverna de que estamos aqui. Trouxemos pequenas ferramentas de pedra para afiar as pontas das flechas que usamos para caçar. Talvez as possamos trocar. É noite de lua cheia e uma vez, que já estamos acampados, aventuro-me e caminho até a entrada da caverna para cumprimentar os outros. As crianças ainda estão acordadas a brincar com os seus brinquedos, mas também a ouvir, ao longe, atentamente os rugidos dos leões. Os ursos também viviam neste local, mas há muito que foram embora. 

Quanto mais me aproximo da entrada mais a escuridão da caverna me atrai a entrar e, por isso, acendo uma tocha e entro. Depois de uma curta caminhada, a chama ilumina o local onde nós - e todos os outros antes de nós - deixámos as nossas marcas. Aqui, alguém raspou a argila, expôs o calcário e pintou o seu mundo muito antes de nós chegarmos. Os meus favoritos são os cavalos - acho que um deles está com medo, o outro está a brincar, e o terceiro, o curioso, está a erguer as orelhas inquisitivamente. Perto do familiar mamute, uma nova imagem capta a minha atenção - talvez algum dos nossos jovens caçadores tenha desenhado este leão para comemorar o seu sucesso.

0 comments:

Enviar um comentário