12/02/2020

12/02/2020

Samsung reforça aposta na fotografia com os novos Galaxy S20


A Samsung já apresentou oficialmente a nova série Galaxy S20, que chega com modelos com até 16GB de RAM, zoom de 100X, e diversas novidades que pretendem atrair o interesse do público que não dispensa as mais recentes tecnologias.




Depois de vários anos na liderança neste campo, a marca sul-coreana perdeu algum do seu fulgor, tendo passado por um período menos conseguido. A série Galaxy S10 veio inverter essa tendência, com a Samsung a conseguir encurtar distância para os lideres no sector. Ainda é cedo para podermos tirar conclusões, mas a nova série Galaxy S20 parece ter todos os argumentos para manter uma posição de referência, em particular na área da fotografia e vídeo.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a aposta recaiu no Galaxy S10, S10+ e um muito interessante S10e, a Samsung aposta em 2020 numa nova estratégia, deixando no ar a ideia que o Galaxy S10e não terá mais do que um teste de mercado. A nova série Galaxy S20 surge igualmente com três smartphones, mas com um posicionamento totalmente diferente, caindo o modelo de "entrada" no segmento premium e com este, o acesso a um smartphone premium, com um preço mais em conta.



Em termos de design, os três novos modelos da série Galaxy S20 partilham as mesmas linhas, havendo apenas diferenças em no módulo que aloja as câmaras traseiras.



O "ressalto" do módulo de câmaras, será um problema para quem não utilizar uma capa, com esta zona a ser o ponto de contacto quando o smartphone for colocado com a traseira sobre uma qualquer superfície.



A frente é dominada pelo ecrã QuadHD+ Dynamic AMOLED, havendo apenas lugar a um furo para a câmara frontal. As margens são reduzidas, com a inferior a apresentar um dimensão maior que as restantes mas, ainda assim, com pouco mais que dois milímetros.



Tal como previsto, o ecrã suporta 120Hz, possibilitando animações e scroll sem soluços. Quem o preferir poderá optar pelos 60Hz, poupando bateria. O interface em modo escuro também poderá se ruma boa opção para este fim.


Ainda relacionado com o ecrã, temos o sistema de navegação. A Samsung já vinha a apostar numa proposta com três secções na zona inferior do ecrã, algo que em termos de experiência de utilização, estava longe de ser a opção mais prática. Com a chegada oficial da navegação por gestos ao Android 10, havia a curiosidade em verificar como e que a Samsung iria tratar este assunto.



O primeiro impacto esteve longe de ser positivo, sendo apenas possível optar pelo sistema de navegação por gestos disponibilizado pela marca, algo que vai contra as directrizes da Google. Uma análise mais cuidada às opções disponíveis revelou um "mais opções" onde, além da versão Samsung, é possível optar pelo sistema navegação por gestos da Google. Fica assim à consideração do utilizador a opção sobre qual o sistema de navegação a utilizar.



O processador fica mais uma vez em casa, com a Samsung a optar pelo Exynos 990, que permite a utilização deste processador nas versões 4G e 5G. Para o nosso mercado, o Galaxy S20 só vai estar disponível na versão 4G. Quem pretender a versão 5G, terá de optar pelo Galaxy S20+ ou Galaxy S20 Ultra.

Em termos de memória, os novos Galaxy S20 vão dos 8GB aos 16GB, com o armazenamento a ter duas opções, 128 ou 512GB. A bateria varia entre os 4000mAh do Galaxy S20, 4500mAh no Galaxy S20+ e 5000mAh no Galaxy S20 Ultra.



O elemento em destaque foi claramente as câmaras e as funcionalidades por estas oferecidas, com particular destaque para o sensor de 108MP que equipa o Galaxy S20 Ultra. Os Galaxy S20 e S20+ partilham uma tripla de câmaras, com o S20+ a apresentar sensores (de profundidade) extra, com o conjunto a permitir um zoom híbrido óptico de 3X e um modo zoom super resolução de 30X.



No caso do Galaxy S20 Ultra, além dos sensores de profundidade, o zoom híbrido passa para 10X e super zoom vai até 100X. Não que seja algo que se utilize todos os dias, mas será garantidamente uma funcionalidade que por certo irá despertar elevado interesse junto do consumidor.


zoom 1x / zoom 10X


zoom 30X / zoom 100X


No período de contacto que tivemos durante a apresentação dos novos smartphones, o zoom foi um dos aspectos mais explorados. Nos modos zoom 30X e 100X, a Samsung disponibiliza um janela de ajuda (viewfinder) no canto superior direito do ecrã, para auxiliar o utilizador a encontrar o local a fotografar.

A aplicação da câmara foi revista e melhorada, apresentando diversos modos de fotografia e vídeo, de onde se destacam o "night hyperlapse", "super steady". A possibilidade de utilizar todas as câmaras simultâneamente, vai garantidamente ser outro dos elementos em destaque, com o software a seleccionar as melhores imagens/vídeos captados, apresentando resultados muito interessante.

A possibilidade de gravar a 8K é outra das opções disponíveis, sendo que passa igualmente a ser possível obter fotografias com 33MP do vídeo, algo que irá permitir filmar despreocupadamente, sem estar a pensar que se perdeu a oportunidade de sacar uma bela fotografia.


A nova série Galaxy S20 vai entrar desde já em pré-venda, com as primeiras unidades a serem entregues a 13 de Março. O preço em Portugal, vai começar nos 929€ para o Galaxy S20 4G 12GB RAM e 128GB , indo até aos 1579€ para o Galaxy S20 Ultra 5G com 16GB RAM e 512GB de armazenamento.


Nota: O AadM esteve em Munique a convite da Samsung, para conhecer em primeira mão os novos topo de gama da marca.


Galeria de imagens:








0 comments:

Publicar um comentário