10/02/2020

10/02/2020

Sistema de carregamento rápido da Nubia não cumpre norma USB Power Delivery


A Nubia parece estar interessada em saltar para a liderança do carregamento rápido nos smartphones, mostrando um sistema de carregamento de 80W - mas que infelizmente parece violar as regras do standard USB PD (Power Delivery).


Superando os sistemas de carregamento de 65W que alguns fabricantes têm prometido, a Nubia avança com um sistema que promete carregar smartphones a 80W. No entanto, surgem bastantes dúvidas quanto à forma como isso será conseguido, já que as informações que foram dadas parecem violar o standard USB Power Delivery que se esperaria que fosse utilizado.


Segundo a imagem revelada, a Nubia estará a utilizar uma tensão de 8.4V e uma corrente de 9.6A, resultando em 80.6W de potência de carregamento. O problema é que estes valores violam o standard USB PD que também é referido na foto.

É que o standard PD define uma progressão gradual da potência, com limite máximo de 3A após o qual se vai aumentando a tensão, até se chegar aos 20V - altura em que se poderá aumentar a corrente até aos 5A para resultar no máximo suportado, no momento, de 100W.


Para os 80W, o que seria de esperar para se manter dentro do standard PD seria uma tensão de 20V e uma corrente de 4A; bastante distante dos quase 10A que a Nubia parece estar a usar.

Seria bastante infeliz ver um fabricante continuar a insistir numa solução proprietária para algo que, desde logo, poderia ser atingido seguindo o standard USB PD e que assim poderia ser utilizado por mais equipamentos. Teremos que aguardar pela apresentação oficial deste sistema da Nubia, e depois logo se verá.

0 comments:

Enviar um comentário