06/03/2020

06/03/2020

Google Assistente já consegue ler páginas da Internet em voz alta


Ler um texto longo no smartphone, nem sempre é uma tarefa agradável de se levar a cabo. Para quem assim preferir, a Google passa a disponibilizar a possibilidade de ler o conteúdo de uma página, podendo a mesma ser traduzida em tempo real.



Pense no quanto lê no seu smartphone diariamente: desde actualizar-se sobre o que se passa no mundo, pesquisar um novo blog ou ler o artigo de que todas as pessoas falam. Todas estas atividades podem exigir que leia muito o que pode ser uma barreira para pessoas com dificuldades visuais e de leitura ou mesmo para pessoas que necessitem de uma pequena ajuda para ler artigos mais detalhados.
 
Com o Google Assistente, o seu navegador pode, a partir de agora, ler artigos da Web em voz alta, incluindo textos em Português. Sempre que um artigo da Web é exibido no seu navegador nos smartphones Android, poderá ativar o assistente e dizer: "Read this page" ou "Read Aloud" e o conteúdo da página será imediatamente lido em voz alta. De forma a ajudar o utilizador, o navegador, automaticamente, desce a página e destaca as palavras à medida que estão a ser lidas. O utilizador também pode alterar a velocidade de leitura e escolher entre as várias vozes disponiveis. A propósito, as páginas da Web são lidas através de vozes expressivas e naturais, com o objetivo de usar a mesma entoação e o ritmo que o utilizador utilizaria se estivesse a ler em voz alta.

- Veja como funciona: https://youtu.be/psEX5jPkYiw 

Se o conteúdo original não estiver no idioma nativo do utilizador, o Assistente poderá ler em voz alta em 42 idiomas, incluindo o português. Basta iniciar a leitura em voz alta e depois seleccionar o idioma desejado e todas as páginas serão automaticamente traduzidas e lidas no idioma escolhido. Para seleccionar o idioma basta clicar no canto superior direito nos 3 pontos verticais e seleccionar o idioma pretendido. 

Os websites não precisam fazer nada de especial para ativar esta funcionalidade. Os webmasters que preferirem não usar este recurso podem usar a tag nopagereadaloud. Se for um programador, pode adicionar ao Google Assistente a capacidade de ler o conteúdo em voz alta na sua aplicação para dispositivos móveis utilizado a plataforma Actions on Google.

NOTA: para se poder utilizar esta funcionalidade é necessário que o assistente - além do idioma nativo do utilizador - tenha também o idioma inglês ativo. E depois que a opção "utilizar contexto de ecrã" do assistente esteja igualmente ativo.

0 comments:

Enviar um comentário