06/03/2020

06/03/2020

WhatsApp já tem modo escuro disponível


Depois de muitos meses em testes, o Facebook lança finalmente para o público a versão do WhatsApp com modo escuro disponível.


Embora seja fã do "dark mode" e entenda as suas vantagens - algumas delas comicamente demonstradas no vídeo de lançamento desta funcionalidade - continuo a achar um pouco ridículo o destaque que se dá a algo tão simples quanto isto. Até parece que as pessoas se esqueceram de todos os programas que, há várias décadas atrás, já permitiam que os utilizadores usassem diferentes temas / cores, e até criassem os seus próprios (nem chego ao ponto do WinAmp, que permitia uma transformação completa do seu interface!)

Mas pronto, os utilizadores do WhatsApp podem agora activar o modo escuro nas apps Android e iOS... mas com algumas condicionantes.


Quem tiver equipamentos com Android 9 ou mais antigo poderá fazê-lo em Settings > Chats > Theme > "Dark". Quem tiver Android 10, terá que o fazer através do dark mode do sistema. Em iOS, a funcionalidade fica apenas disponível para quem estiver no mais recente iOS 13, e também preso ao modo do sistema.

... Continuando a parte do "ridículo" acima, considero igualmente ridículo que os developers assumam que sabem o que é melhor para os utilizadores! Porque não disponibilizar este modo como sendo "Light", "Dark" ou "Auto (System)" para que todos ficassem satisfeitos? Eu tenho o modo de sistema agendado para se activar quando é de noite e desligar quando é de dia, mas tenho apps que prefiro ter em modo escuro o dia todo. Enfim... se calhar daqui por mais uma década lembram-se de fazer isso, e anunciá-lo como sendo uma grande novidade.



P.S. Quem não for fã do padrão do background pode escolher uma imagem de fundo escura com cor sólida e tratar do assunto.


0 comments:

Enviar um comentário