11/05/2020

11/05/2020

5 dicas para melhorar a edição de vídeo



O vídeo é uma das formas de conteúdo mais poderosas, combinando imagens e sons capazes de transmitir ideias e de provocar sensações únicas. Aproveite as dicas que hoje partilhamos, para melhorar a edição dos seus vídeos.


Muitas pessoas encararam este tempo de quarentena e teletrabalho como uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos de aptidões. Agora, que já podemos sair e, dentro dos limites, voltar a praticar desportos ou fazer alguns passeios mais alongados, temos uma oportunidade de documentar o “regresso à normalidade” que todos vivemos. Se sempre quiseste aprender a editar vídeos pelo teu smartphone, a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz-te algumas ajudas preciosas.
Mesmo que sejas iniciante nesta área, encontrar a aplicação certa fará toda a diferença e com que as tuas produções fiquem com um aspeto mais profissional. É com a edição que darás os toques finais no teu vídeo de forma a que mensagem transmitida seja a que pretendes.
 
1. Tem atenção ao ritmo e não faças um vídeo demasiado longo
O tempo total do vídeo é extremamente importante para captar a atenção das pessoas – já todos desistimos de ver aqueles vídeos de 10 minutos, certo? Se a tua intenção é publicá-lo nas redes sociais, 2 minutos é a média que deve levar. Se ficar muito longo, poderá cansar quem estiver a vê-lo e fazer com que pare a meio; se for muito curto, poderá não servir para transmitir a mensagem pretendida. Quanto ao ritmo, vai depender do tipo de vídeo – se for de ação, usa cortes rápidos e sequências que prendam o espectador; se o objetivo for apelar à emoção, planos mais longos são uma aposta mais certa.
 
2. Os filtros e variações de cor podem definir o tom do vídeo
Uma forma de aprimorar ou definir o tom de um vídeo é adicionar algum tipo de filtro ou variação de cor à gravação – podes conseguir uma aparência mais cinematográfica se tiveres uma faixa dinâmica mais ampla a fazer a transição de áreas mais claras para as mais escuras. Em vídeos mais felizes podes colocar filtros de cores mais quentes, enquanto as mais frias podem ser usadas para enfatizar a tristeza.
 
3. Divide clips mais longos e inclui zoom
Os vídeos podem facilmente tornar-se repetitivos ou chatos se apenas estiver a passar de um clip para o outro, sem nenhuma alteração significativa na imagem que garanta um ritmo que mantenha as pessoas interessadas. Em vez de inserires uma longa parte da gravação seguida, opta por cortar parte dessa linha temporal e dividir diferentes segmentos em que fazes zoom rápidos. Não só manterá os espectadores mais interessados, como ajudará a quebrar a monotonia de um vídeo longo.
 
4. Não te esqueças dos efeitos sonoros ou da música de fundo
Para passares a tua mensagem podes recorrer a ajudas sonoras. Uma boa música de fundo – seja a direcionar a ação ou simplesmente a acompanhá-la criando ambiente – ajuda a contextualizar e a despertar emoções. Existem vários bancos de som gratuitos, e mesmo o YouTube aplica o princípio jurídico da utilização razoável em que prevê a possibilidade de se reutilizar material protegido por direitos de autor em determinadas circunstâncias sem obter autorização do proprietário dos direitos de autor. Tudo dentro dos limites, claro.
 
5. Está atento às transições
As transições fazem maravilhas quando se trata de unir cenas diferentes, mas, como muitas outras coisas, devem ser utilizadas com cautela e de forma efetiva. Se quiseres manter os espectadores envolvidos, tens de ter atenção às transições que usas: as fade, por exemplo, são ótimas para dar a entender a passagem do tempo. Deves também ter atenção ao tempo de transição, uma vez que algumas saem-se melhor em intervalos mais curtos, enquanto outras são mais adequadas para uma duração mais longa. É apenas uma questão de experimentar para descobrires o melhor resultado!
 
Agora que já sabes algumas das regras mais básicas, agarra no teu smartphone e faz download de algumas aplicações de edição de vídeo e testa-as, para ver qual preferes. Estás pronto para editar os teus vídeos!

0 comments:

Publicar um comentário