21/06/2020

21/06/2020

Google já permite desassociar telefone dos RCS via web

Procurando simplificar a vida aos utilizadores que ficaram com smartphones avariados, roubados, ou perdidos, a Google agora permite desassociar um telefone do serviço de mensagens RCS através da web.


Para não esperar mais pelas operadores, a Google começou a implementar as mensagens RCS através de um serviço alternativo nos smartphones. Se por um lado isso é positivo, por outro pode deixar os utilizadores expostos a efeitos secundários estranhos, caso mudem de smartphone para outro que não suporte RCS, ou mudem de plataforma (por exemplo, para um iPhone), já que algumas mensagens podem continuar a ser enviadas via RCS, sem chegarem ao destino.

Quando se tem acesso ao smartphone onde se activou o serviço, poderá desactivar-se isso indo à app Messages, Settings, Chat features, e desactivando-o; mas quando não se tinha acesso ao smartphone  as coisas podiam complicar-se: o que fez com que a Google passasse a disponibilizar essa desactivação do RCS para um número de telefone através de um formulário na web.

O processo tem que ser confirmado com a introdução de um código que é enviado para o respectivo número de telefone; para que não possa ser usado indevidamente para desactivar o RCS em números de telefone que não nos pertencem.

É um sistema em tudo idêntico ao do iMessage da Apple, que também sofre do mesmo tipo de problemas quando o activam e depois mudam para um smartphone Android, por exemplo. Sendo que a Apple também disponibiliza um formulário para desactivação do iMessage de um número de telefone.

0 comments:

Enviar um comentário