08/07/2020

08/07/2020

AnTuTu com sinal vermelho por parte da Google


A Google decidiu reforçar o seu desgosto pelo AnTuTu, agora passando a sinalizá-lo como malware, tanto no browser como durante a tentativa de instalação em Android.


O AnTuTu foi removido da Play Store em Março deste ano, devido a ter sido comprado pela empresa Cheetah Mobile, que é conhecida por comprar apps populares para de seguida lançar actualizações com publicidade abusiva e com recolha de dados excessiva, parecendo fazer tudo ao seu alcance para "espremer" o máximo de rendimento possível dos seus utilizadores. E agora, em vez de se assistir a um possível entendimento entre as partes, assiste-se precisamente ao oposto: a Google passou a classificar o AnTuTu como malware.


Desde a sua remoção da Play Store que o site do AnTuTu tem direccionado os utilizadores para a instalação directa via APK - uma prática que deixa os utilizadores em ainda maior risco, já que deixa de estar sujeito ao controlo da Play Store. Agora, quando se visita a página para o download desse APK, o Chrome passa a exibir o aviso de conteúdos maliciosos; e quem ainda assim prosseguir e tentar instalar o APK será novamente confrontado com um ecrã do Play Protect a bloquear a instalação e a alertar para a app maliciosa.

Os utilizadores continuam a ter a possibilidade de ignorar todos estes alertas e instalarem o AnTuTu nos seus smartphones, mas com tantos alertas, começará a ser difícil aos utilizadores darem qualquer benefício da dúvida a esta app de benchmark.

0 comments:

Enviar um comentário