10/08/2020

10/08/2020

Android ganha novo sistema de avaliação das apps


Quantas vezes não avaliaram uma app Android só por causa do trabalho de terem que sair da app e saltar para a Play Store? Pois bem, em breve deixará de ser necessário, podendo a avaliação ser feita directamente sem sair da app.


A Google quer facilitar a tarefa dos utilizadores avaliarem as apps, criando uma nova API que permite que as avaliações possam ser feitas sem sair das apps respectivas - um sistema que replica a experiência que já existe no iOS, onde a avaliação pode ser feita numa janela popup, sem se precisar de ir à App Store.

Será uma medida bem vinda mas que, desde logo, faz antever o potencial para abuso - tal como já acontece com as apps que regularmente chateiam os utilizadores para que façam uma avaliação.


A Google diz que está a apelar aos developers para que utilizem o novo sistema com a devida moderação, e que não façam coisas como apresentar este novo painel assim que o utilizador abre a app pela primeira vez. Infelizmente, bem sabemos que se algo for possível de ser abusado, então irá haver garantidamente quem abuse.

Teria sido bem mais simples para a Google aproveitar esta remodelação para adicionar também um botão de "não voltar a chatear com isto" que impedisse a app de voltar a apresentar pedidos destes. Infelizmente, as opções resumem-se a ir adiando o ecrã até que o utilizador aceite fazer a avaliação. Como bónus resta-nos apenas o consolo de poder deixar uma avaliação de uma estrela, com a mensagem de que a app está a chatear demasiado com o pedido de avaliação.


0 comments:

Enviar um comentário