09/08/2020

09/08/2020

Como dispensar o Google Meet na app do Gmail


A Google fez-nos o "favor" de adicionar o Google Meet à app do Gmail, quer se queira quer não, e de desperdiçar precioso espaço no ecrã principal. Felizmente, é possível recuperar esse espaço e voltar ao aspecto anterior.


Foi completamente ridículo - para não dizer abusivo - ver a Google a utilizar a app do Gmail para impingir o Google Meet aos utilizadores, forçando-o na cara dos utilizadores e desperdiçando precioso espaço que seria usado para mostrar emails, sem sequer perguntar aos utilizadores se queriam utilizar o Meet.

Para além do mais, quem desse um salto aos settings do Gmail, esperando encontrar uma opção para recuperar o espaço ocupado pelo Google Meet, ficaria desapontado por não ver nenhuma opção imediata para o fazer... Só que ela existe, desde que se explore um pouco mais.


Em vez de apresentar a opção no local onde seria esperado, directamente no ecrã de settings do Gmail, a par de opções como o tema, densidade de apresentação e apps default, a Google optou por esconder a opção dentro das definições da conta do utilizador. Por isso, para fazerem desaparecer a barra do Google Meet no fundo da app do Gmail, será necessário:
  1. Ir aos Settings do Gmail
  2. Clicar na conta de utilizador
  3. Desactivar a opção de apresentar a barra do Google Meet
E pronto, com isto recuperamos o Gmail tal como ele deveria ser. Continua a ser um desperdício ter toda a funcionalidade do Google Meet integrada dentro da app a desperdiçar megabytes, mas pelo menos esse é um pequeno preço a pagar face ao abuso de estar a ocupar permanentemente a secção inferior do ecrã sempre que estavamos na lista de emails do Gmail.

0 comments:

Enviar um comentário