30/09/2020

30/09/2020

App Covid-19 em França está a ser um fiasco


Em França - tal como em Portugal e noutros países - assiste-se a uma segunda vaga de Covid-19, e a sua app StopCovid de nada tem servido.


As perguntas feitas à eficácia das apps de contact tracing mostram ter razões para existir, com o caso francês a demonstrar que a app de pouco ou nada serve. A app foi descarregada por 2.4 milhões de pessoas (de uma população de 67 milhões), sendo preciso descontar 700 mil pessoas que desinstalaram a app, e ainda um número relevante mas não especificado de pessoas que a descarregaram mas nunca activaram.

O que é certo é que até à data foram enviadas menos de 200 notificações para estes utilizadores.


Em França o número de novos casos nesta segunda vaga já supera o pico da primeira vaga, e não havendo ainda qualquer sinal de abrandamento. Um fenómeno que infelizmente será provável ver replicado também em Portugal, já que o efeito da abertura das escolas só se irá começar a fazer sentir daqui por mais um par de semanas.

Ficamos também a aguardar com curiosidade pelos números referentes à Stayaway Covid usada em Portugal, que já conta com mais de 500 mil downloads da app na versão Android. Seria interessante divulgar esses dados diariamente, tal como os números dos novos infectados e morte, para saber quantos utilizadores válidos da app existem, quantas notificações foram enviadas, etc.

0 comments:

Enviar um comentário