15/09/2020

15/09/2020

LG Xboom Go PL7 em análise


Colunas Bluetooth há muitas, mas as opções começam a reduzir-se quando se procuram colunas portáteis que consigam garantir qualidade sonora para salas de maiores dimensões ou para usar ao ar livre. A LG Xboom Go PL7 promete ser capaz de lidar com isso, e foi o que pusemos à prova.




A LG XBOOM Go PL7




A LG Xboom Go PL7 de 30W, com som "by Meridian", é a versão que ocupa a posição topo de gama dos mais recentes modelo Xboom Go, que incluem versões de menor potência: a PL5 (20W) e a compacta PL2 (5W). Tem um design cilíndrico, com cones inclinados e com efeitos luminosos nas extremidades.



Como seria de imaginar, para além do devido acondicionamento para garantir a protecção da coluna durante o transporte, não temos muitos extras com os quais nos preocupar. A caixa inclui apenas as instruções e um cabo USB-C para recarregar a coluna. Na parte traseira temos uma tampa estanque que dá acesso à ficha USB-C, uma porta USB-C na qual podemos ligar uma pen USB com músicas, entrada áudio de 3.5mm, e botões de controlo da iluminação e de modos de funcionamento multi-coluna.



No topo, temos os botões de controlo de uso frequente, incluindo o botão de power, emparelhamento Bluetooth, volume, play / pause, e Sound Boost. São botões físicos que é preciso carregar com alguma convicção, por se encontrarem debaixo de uma secção em borracha que também contribui para a sua protecção IPX5 de resistência aos salpicos.

Tem uma bateria de 7.4V/3900mAh que lhe dá uma autonomia de até 24 horas.


Em funcionamento



O processo de emparelhamento da coluna é tão simples e comum quanto o de qualquer outra coluna BT e só tem que ser feito uma vez. Podemos também recorrer à app da LG para controlar as suas funcionalidades, mas podem dispensá-la por completo se só a quiserem utilizar como coluna e eventualmente recorrerem aos botões físicos - embora a app se torne útil, nem que seja apenas para controlar o nível da bateria da coluna.


É também possível usar duas colunas (Dual mode) para criar um efeito stereo mais abrangente - e que também pode ser utilizados com televisores LG (ou outros que permitam colunas BT), para criar um canal surround dispensando os fios - ou até 100(!) colunas em Multi-mode para preencher um espaço de maiores dimensões.



A qualidade sonora é uma agradável surpresa, especialmente para quem estiver habituado ao som das colunas BT na gama dos seus 50 euros ou inferior. Mas de resto, isso também já seria esperado tendo em conta que estamos a falar de uma coluna que actualmente custa 170 euros. Mas, nem todas as colunas de 170 euros são capazes de surpreender, e esta acabou por o fazer.

O som da PL7 é bastante equilibrado, e pode ser puxado ao máximo sem queixumes ou distorções, embora isso eleve o volume para níveis que já não seriam recomendáveis de utilizar em apartamentos. Outro ponto a favor é que, mesmo a níveis de volume mais reduzidos - como aqueles que realmente se irão utilizar no dia a dia - continuamos a ter uma presença eficaz dos graves, o que nem sempre acontece. E de igual forma, fiquei também surpreendido com a sua capacidade de manter uma boa qualidade e volume mesmo em espaços ao ar livre.


Apreciação final



Fiquei agradavelmente surpreendido por esta LG Xboom Go PL7. Foi o primeiro contacto que tive com a gama de colunas BT da LG, e cheguei ao fim do teste a fazer contas à vida e a manter o ponteiro do rato por cima do botão "comprar". A única chatice é que ficamos também a pensar em como é que seria o som com duas destas colunas, embora nesse caso o investimento começasse a ir para além daquele que acho justificável para colunas Bluetooth portáteis - embora seja de considerar por quem lhe der um uso mais regular, usando-as como colunas principais em casa, que também podem funcionar como surround para o seu televisor. É algo que irá depender para cada caso específico.

Voltando ao essencial, e como simples coluna Bluetooth, não há dúvida que a Xboom Go PL7 vale o preço que custa; sendo a grande questão decidir se não será suficiente optar pela Go PL5, substancialmente mais barata e que, não tendo tido oportunidade de a testar, imagino que consiga oferecer um nível de qualidade idêntico dentro das gamas de volume que realmente se irão utilizar na maior parte do tempo. Ainda isso, isso em nada invalida que a PL7 saia daqui com um "escaldante".


LG XBoom Go PL7
Escaldante


Prós
  • Qualidade sonora
  • Autonomia

Contras
  • Concorrência da Xboom Go PL5 a preço mais atractivo

0 comments:

Enviar um comentário