13/10/2020

13/10/2020

Android com segurança reforçada


A Google está a preocupar-se com a segurança dos equipamentos Android de outros fabricantes, com a Android Partner Vulnerability Initiative.

O Android Partner Vulnerability Initiative (APVI) visa dar aos equipamentos de outros fabricantes a mesma atenção com a segurança que a Google dá aos seus próprios Pixel. Ou, posto de outro modo, quer divulgar publicamente falhas de segurança que detecta nas modificações feitas pelos seus parceiros, para que estes se sintam mais "incentivados" a corrigi-las quanto antes.

Um salto à página que lista as vulnerabilidades descobertas revela que já foram visados equipamentos da Huawei, Vivo, Oppo, ZTE, e outros - e onde a melhor notícia é verificar que essas falhas já foram corrigidas.

Este acaba por ser um trabalho indispensável para a Google, já que mesmo nos casos em que uma falha seja culpa de uma qualquer alteração feita ao Android, ou resultante de uma qualquer app ou serviço adicional que pré-instalaram nos seus equipamentos, continuará a ser a plataforma Android a ficar mal vista. Aliás, até custa imaginar como é que a Google demorou tanto tempo para lançar uma iniciativa deste tipo, que sirva para pressionar os fabricantes e parceiros a colocarem as questões de segurança como elemento no topo da lista das prioridades.

... Mas como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca.

0 comments:

Publicar um comentário