12/10/2020

12/10/2020

Google Assistant reforçado com novos alertas de segurança


A Google passa a contar com novos alertas de segurança mais visíveis para os utilizadores, e um modo convidado para usar o Google Assistant quando não se quiser manter registos associados à nossa conta.

Não há nada mais aterrador para um utilizador de serviços Google do que a perspectiva de alguém conseguir apoderar-se da sua conta e, consequentemente, ter acesso a todos os seus dados e serviços. Embora a Google já alerte para actividade suspeita que seja detectada no acesso à conta - e há muito recomende a utilização de autenticação 2FA com códigos adicionais - em breve passará a contar com alertas ainda mais visíveis.

Em vez de se limitar a enviar alertas por email, os novos alertas de alta visibilidade irão chamar a atenção dos utilizadores em qualquer app Google que estiverem a usar.


Estes alertas, que evitam a preocupação e tempo gasto a tentar perceber se um email foi realmente enviado pela Google ou se será um email de phishing, darão acesso imediato a opções para bloquear a conta - se for caso disso - ou para confirmar que se trata de um acesso legítimo.

Modo "guest" no Google Assistant

Adicionalmente, e mesmo à medida de todos os que já recorrem frequentemente ao modo incógnito para evitar que algumas pesquisas sejam associadas à nossa conta Google; também o Google Assistant passa a contar com um modo idêntico, que no entanto será designado por modo "convidado / guest" em vez de modo incógnito - que seria a opção mais lógica para manter a uniformidade entre os serviços.

O nome pode ser diferente mas o objectivo é o mesmo. Ao se activar o modo convidado no Google Assistant, nada do que for dito de aí em diante será guardado ou associado à conta do utilizador. Será uma excelente forma para deixar que algumas visitas possam utilizar ou explorar o Google Assistant, sem a preocupação de que aquilo que for dito nos comece a assombrar de aí em diante com publicidade ou sugestões que podíamos dispensar por completo.

Esta funcionalidade irá ser disponibilizada de forma faseada ao longo das próximas semanas.

0 comments:

Enviar um comentário