29/10/2020

29/10/2020

O sub-mundo dos white SIMs russos


Já imaginaram o que seria poder fazer telefonemas usando qualquer número de telefone que desejassem, ou enviar SMS em nome de qualquer serviço? É algo que infelizmente é mais fácil do que se pensa, por conta dos chamados "white SIMs russos, que fornecem toda uma série de serviços de telecomunicações a quem se dedica a actividades ilícitas.

Há muito que os consumidores são atormentados por SMS fraudulentos que são enviados como se fossem de bancos, lojas ou diversos serviços; uma vez que não existe qualquer validação do nome do remetente. O que provavelmente não saberão é que o mesmo pode ser feito também para as chamadas telefónicas, e de forma mais simples do que se imagina.

Existem diversos serviços de telecomunicações obscuros que fornecem planos de chamadas, mensagens e dados; mas que se destacam pelas funcionalidades "especiais" que disponibilizam aos seus clientes, e que seriam impensáveis nos serviços de telecomunicações normais. Estes serviços, que normalmente fornecem cartões SIM brancos sem qualquer marca e recorrem a operadores virtuais na Rússia, permitem fazer coisas como: escolher o número de telefone que se quer utilizar, escrever o remetente que se deseja enviar num SMS, ou até fazer alteração de voz em tempo real durante a chamada.


Tudo isto é possível porque as chamadas e SMS são reencaminhados através do prestador do serviço (o que por si só poderá também ser um risco de segurança), mas o que é certo é que parece não haver falta de clientela.

As possibilidades são imensas e aterradoras. Vendedores online podem indicar um número falso e contactar os potenciais clientes usando esse número, inspirando maior confiança na vítima para negócios fraudulentos; ou até, que tal uma chamada que diga ser de um operador, a confirmar a visita de um pseudo-técnico para fazer uma inspecção à instalação, fazendo com que as vítimas abram as portas de suas casas à entrada de elementos indesejáveis sabe-se lá com que intenções?

Não podemos confiar nos remetentes das SMS, não podemos confiar no número que vemos surgir no smartphone quando recebemos uma chamada. E como se vê, isto não é algo apenas ao alcance de uns poucos hackers mas está verdadeiramente ao alcance de todos.

0 comments:

Enviar um comentário