20/12/2020

20/12/2020

Blob Opera para um Natal cheio de alegria


 Google lança Blob Opera para criarem um presente cheio de musicalidade. 

Guie o tom e o som da vogal das nossas quatro bolhas festivas que estão prontas para transformarem as suas ideias musicais (sendo boas ou más) nas mais belas harmonias. Grave a sua criação e partilhe com a família e amigos, especialmente com a pessoa que já parece ter tudo - pode ter certeza que esta será a sua primeira Blob Opera.

Esta experiência homenageia e explora o instrumento musical original: a voz. Desenvolvemos um modelo de machine learning treinado com as vozes de quatro cantores de ópera para criar uma experiência envolvente para todos, independentemente das suas habilidades musicais. O tenor, Christian Joel, o baixo Frederick Tong, meio-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney cantaram e gravaram durante várias horas. Na experiência, o utilizador  não ouve as vozes deles mas sim a forma como o modelo de machine learning compreendeu como é o canto lírico com base no que aprendeu com os cantores líricos. 

A experiência  resultante permite que o utilizador  toque Blob Opera, alterando o som dos tons e das vogais para criar a sua própria composição. Os blobs respondem e harmonizam-se em função dos inputs do utilizador e  em tempo real. Mas não se preocupe se não estiver muito à vontade a compor:  é possível o utilizador colocar os Blobs num desempenho festivo enquanto o próprio utilizador aprecia os grandes clássicos de Natal, como o "Jingle Bells" e "Holy Night".

A diversão criativa não termina aqui. O Google Arts & Culture também criou livros virtuais temáticos  para colorir. Encontre-os na próxima vez que pesquisar no Google por feriados de inverno, tais como, "Hanukkah", "Natal" e "Kwanzaa".

Se quiser aventurar-se ainda mais com outra experiência de machine learning, conheça o “The Never-Ending Holiday.”  Trata-se de vídeos curtos gerados pelo computador e inspirados no surrealismo que usam dados do Google Maps e do Street View para oferecer paisagens fascinantes da França, Itália e Espanha. Com as restrições de viagens  em vigor e o inverno a manter muitos de nós dentro de casa, estes vídeos podem levar o utilizador numa viagem a pontos de referência famosos e a costas distantes.

Esperamos que estas atividades - que podemos criar graças aos nossos parceiros - o ajudem a passar as férias inspirado e entretido. Para descobrir mais e  ficar atualizado sobre experiências e colaborações futuras no cruzamento de arte e da tecnologia, visite o website do Google Arts & Culture ou descarregue  a nossa aplicação gratuita para   Android ou  iOS.  

0 comments:

Enviar um comentário