27/05/2021

27/05/2021

Google prepara câmara sob o ecrã

A Google patenteou um novo sistema para colocar uma câmara sob o ecrã para evitar notches e furos, e que promete qualidade idêntica à de uma câmara sem ecrã à frente.

Neste momento são muitos os fabricantes que se apressam a desenvolver tecnologia que permita colocar uma câmara debaixo do ecrã mas que mantenha uma qualidade de câmara - e ecrã - razoável, para evitar o que aconteceu com o ZTE Axon 20, que foi o primeiro smartphone a chegar ao mercado com uma câmara sob o ecrã, mas que depressa demonstrou que a tecnologia ainda não estava exactamente no ponto para isso. A câmara frontal ficou com qualidade bastante afectada e, pior ainda, também o ecrã apresentava alterações na secção da câmara.

Desde então a ZTE já disse ter feito muitas melhorias, assim como outros fabricantes (a Xiaomi diz já ir na 4ª geração do seu sistema, e que está quase pronto para ser lançado num smartphone), e também a Google parece querer entrar nesta corrida, mas com um sistema mais curioso.
Uma patente da Google revela um sistema para câmara sob o ecrã que recorre a um prisma para alternar entre câmara e ecrã nessa secção do ecrã.

É um sistema bastante mais complexo do que os que temos visto, que se limitam a usar a transparência dos ecrãs OLED (mas sofrendo com o impacto que isso tem na câmara). Este sistema da Google teoricamente permitiria que a câmara tivesse um desempenho idêntico a uma câmara com visão desobstruída, à custa do custo acrescido de ter um prisma e um mini ecrã escondido para projectar essa secção do ecrã, com todas as complicações a nível de manter uma tonalidade de cores e resolução indistinguíveis do resto do ecrã. Também impossibilitaria o uso simultâneo da câmara e do ecrã, já que teria que se seleccionar um ou outro.

Veremos se esta patente será sinal de que um dos próximos Pixel virá com uma câmara sob o ecrã, ou se será apenas uma das patentes feitas por prevenção, para ficar nas gavetas.

0 comments:

Enviar um comentário