29/06/2021

29/06/2021

Google reforça segurança das pesquisas


Estas são cinco formas como a Google reforçou a segurança nas pesquisas.


1. Combater o spam


A última coisa com que irá querer preocupar-se, quando está à procura de receitas de um bolo ou a pesquisar para um projeto de trabalho, é chegar a um site malicioso onde a sua identidade pode ser roubada. É trabalho nosso ajudá-lo a proteger-se disso e isto é algo que levamos muito a sério.


Em 2020, detectámos 40 mil milhões de páginas de spam todos os dias - incluindo websites que foram pirateados ou criados de maneira fraudulenta para roubar informações pessoais - e impedimos que aparecessem nos seus resultados. Além do tradicional spam na Web, alargámos os nossos esforços para protegê-lo também contra outros tipos de abuso, como esquemas e fraudes. Desde 2018, temos conseguido proteger centenas de milhões de pesquisas por ano de acabarem em websites fraudulentos que tentam enganar o utilizador com preenchimento de palavras-chave, de logotipos de marcas que são imitações ou números de telefones fraudulentos para o qual desejam que o utilizador ligue.


Também estamos a disponibilizar recursos aos criadores da web para compreenderem vulnerabilidades potenciais de um website e assim o poderem proteger melhor, bem como ferramentas para poderem verificar se os seus websites foram pirateados. Este trabalho está a ajudar toda a web a ficar mais segura e a tornar mais fácil para os utilizadores acederem a websites seguros e com experiências ótimas. Para conhecer melhor o nosso trabalho de combate ao spam na Pesquisa, veja o nosso Relatório de spam na Web de 2020.


2. Pesquisas encriptadas 

Também o protegemos de muito mais do que spam. Usamos encriptação para evitar que hackers e terceiros indesejados vejam o que o utilizador está a procurar ou acedam às suas informações. Todas as pesquisas feitas no google.com ou na aplicação Google estão protegidas através da encriptação da conexão entre o seu dispositivo e o Google, mantendo as suas informações mais seguras.


3. Ajudando-o a saber mais sobre os seus resultados antes de clicar

Outra forma de proteger os utilizadores é fornecer-lhe as ferramentas e o contexto para aprender mais sobre os seus resultados da Pesquisa. Digamos que está à procura de algo e encontra o resultado de uma fonte com a qual não está familiarizado. Ao clicar nos três pontos ao lado do resultado, poderá ver as descrições do website, quando o Google indexou o website pela primeira vez e se a conexão de um website é ou não segura. Isto proporciona contexto adicional e permite ao utilizador tomar uma decisão mais informada sobre a fonte antes de clicar no link azul.


4. Navegação segura

Por vezes, na ânsia de saber um pouco mais sobre um tópico o utilizador acaba por clicar num um link para um site perigoso, mesmo sem aperceber. Mas com a Navegação Segura da  Google ajudamo-lo. Atualmente, esta funcionalidade protege mais de quatro mil milhões de dispositivos e, quando ativado no Chrome, exibe mensagens de aviso a informar que o website que está a tentar aceder pode não ser seguro, protegendo-o a si a às suas informações pessoais de possíveis malwares e phishing.


5. Protegendo-o dos anúncios maus 

Proporcionar-lhe acesso a informações confiáveis e de alta qualidade na Pesquisa também se estende aos anúncios que vê quando pesquisa por produtos, serviços e conteúdo. Para garantir que estes anúncios não são golpes ou de uso indevido, estamos constantemente a desenvolver e a aplicar políticas que colocam os utilizadores em primeiro lugar. Em 2020, bloqueámos ou removemos aproximadamente 3,1 mil milhões de anúncios por violação das nossas políticas e restringimos adicionalmente mais 6,4 mil milhões de anúncios em todas as nossas plataformas, incluindo a Pesquisa. 

0 comments:

Enviar um comentário