01/07/2021

01/07/2021

Samsung implementa transferência de ficheiros da Xiaomi e Oppo

A Samsung juntou-se ao sistema de transferência wireless de ficheiros em Android criado pela Xiaomi, Oppo e Vivo, e que tem conquistado a maioria dos fabricantes.

Ao longo dos anos a Google tem implementado e - como é tradição - trocado de sistemas de transferência de ficheiros entre Androids. O Android Beam passou recentemente a dar lugar ao novo Neraby Share que tenta replicar uma experiência mais próxima do AirDrop da Apple, mas mesmo antes disso, já outros fabricantes tinham optado por criar o seu próprio sistema alternativo ao da Google. A Xiaomi, Oppo e Vivo juntaram-se há uns anos para criar a MTA (Mutual Transfer Alliance), que permite transferências wireless a 20MB/s directamente entre smartphones (e também computadores), e desde então tem somado adesões, com empresas como a Asus, OnePlus, ZTE, HiSense, e outras. E agora... também a Samsung.

A Samsung juntou-se à MTA, e com isso facilitará o processo de transferência de conteúdos entre smartphones destas marcas.


De notar que, para além do sistema de transferências wireless do Android, a Samsung também tinha / tem o seu próprio sistema Quick Share. No entanto, parece ter-se rendido às evidências que um sistema de partilha só funciona se permitir fazer as transferências entre o maior número de dispositivos possíveis, e não apenas entre os da própria marca.

De momento o que tivermos foi a adesão da Samsung a esta aliança, e não há ainda qualquer anúncio oficial sobre quando é que o smartphones Samsung poderão comaçar a transferir ficheiros directamente via MTA, mas é de esperar que, isso venha a acontecer numa actualização num futuro não muito distante. E com isto, o futuro do Nearby Share oficial do Android, pode acabar por nunca vir a ter a relevância que se desejaria.

0 comments:

Enviar um comentário