25/08/2021

25/08/2021

Android com controlo via gestos faciais

Depois dos acessórios USB e Bluetooth, as opções de acessibilidade do Android ganham a opção para controlar o smartphone através do rosto. 

A Google acaba de facilitar a vida aos utilizadores com necessidades especiais que necessitam controlar o seu smartphone usando técnicas alternativas - neste caso permitindo utilizar a câmara do smartphone para efectuar acções com "gestos faciais".
É possível utilizar gestos como: abrir a boca, sorrir, levantar as sobrancelhas, olhar para a esquerda, olhar para a direita, ou olhar par acima, e atribuir diferentes acções. Por exemplo, olhar para cima pode accionar o regresso ao ecrã principal, enquanto levantar as sobrancelhas pode dar acesso ao control panel, ou controlar várias opções associadas à acessibilidade - como ir percorrendo os elementos seleccionáveis existentes no ecrã.
Estas novas funcionalidades ficarão disponíveis via Android Accessibility Suite e, felizmente, parece que não irão ser um exclusivo do Android 12, o que significa que poderão ser usadas por muitas mais pessoas.

0 comments:

Enviar um comentário