13/08/2021

13/08/2021

Google Play com informação de segurança melhorada


Google Play com nova secção de segurança, agora mais detalhada. 

A Google acaba de  anunciar  novos detalhes sobre a futura seção de segurança no Google Play e cronograma de implementação.  Esta nova seção de segurança proporciona aos programadores uma maneira simples de mostrar a segurança geral das suas aplicações. Desta forma, será possível disponibilizar ao utilizador uma visão mais profunda da práticas de privacidade e de segurança, bem como explicar quais as informações que a aplicação pode recolher e o porquê - tudo isto antes do utilizador instalar a aplicação. De modo a permitir aos programadores para se adaptarem a estas mudanças a Google está a partilhar mais informação sobre os tipos de definições de informações, a jornada do utilizador e as exigências em termos de políticas desta nova funcionalidade. Os utilizadores terão acesso a um novo resumo na página de detalhes da app na loja. Este resumo descreve a explicação do programador acerca de quais os dados que a aplicação recolhe ou partilha, como também, destaca os respectivos detalhes de segurança:  

 - Se a aplicação utiliza a encriptação de dados 
 - Se a aplicação respeita as nossas Políticas para Famílias 
 - Se a aplicação foi independentemente validada relativamente a um padrão de segurança global

Os utilizadores poderá também clicar no sumário para verem detalhes como: 
- Que tipo de dados são recolhidos e partilhados, como a localização, contatos, informações pessoais (por exemplo, nome, endereço de e-mail), informações financeiras e muito mais
- Como os dados são utilizados, por exemplo, para funcionalidade da aplicação, personalização e muito mais
- Se os utilizadores podem optar por não partilhar estas informações e continuar a usar a app  

A partir de Outubro, os programadores poderão submeter, para revisão, esta informação na consola da Google Play. A nova seção de segurança  será lançada na Google Play no primeiro trimestre de 2022.   

Mais detalhes sobre esta nova seção de segurança estão disponíveis no post oficial assinado por Suzanne Frey VP, Product, Android Security and Privacy.  

0 comments:

Enviar um comentário