22/02/2022

22/02/2022

Huawei Watch GT Runner quer conquistar os desportistas



O Huawei Watch GT Runner pretende chegar a uma segmento de mercado em que a marca chinesa ainda não estava presente. 

Correr é, por vezes, uma atividade complicada para o corpo humano. Desde os membros oscilantes externos à circulação interna dos órgãos, cada respiração e cada passo envolve o trabalho coordenado de centenas de músculos e de dezenas de sistemas circulatórios. Este processo quase pode ser descrito como uma “batalha”, pois envolve a coordenação precisa de todas as partes do corpo para que os nossos pés possam estar temporariamente fora do chão e os nossos braços possam abraçar o vento.

 

Após um longo período de treino, o corpo desenvolve hábitos que o deixam mais confortável ao correr. Mas quando se quer melhorar ainda mais a capacidade de corrida, é necessário fazê-lo de forma gradual, a fim de não perturbar o ritmo dos nossos sistemas corporais e de evitar lesões.

 

Com o avanço da tecnologia, hoje já podemos monitorizar o nosso ritmo cardíaco através de equipamentos específicos que avaliam criteriosamente a nossa forma física, mas ainda encontramos alguns problemas ao utilizar meramente a frequência cardíaca para avaliar o nosso treino. Primeiro, porque o uso de um aparelho de monitorização do ritmo cardíaco em si é complicado e pouco acessível; segundo, porque tem funções demasiado específicas para que o utilizador comum as possa entender. Felizmente, a Huawei tem a resposta simples e fácil de compreender nos seus wearables de pulso, como é o caso do, recentemente, apresentado Huawei Watch GT Runner.

Laboratório de Saúde da Huawei testa wearables até ao limite

Existem dois requisitos chave para proporcionar a melhor experiência de treino possível aos utilizadores através do novo programa de planos científicos introduzidos, pela primeira vez, num smartwatch Huawei, neste caso no Huawei Watch GT Runner: recolher os dados corporais gerados por diferentes pessoas em diferentes estados de movimento e em diferentes ambientes e recolher estes dados para análise científica, apresentando interpretações precisas e fáceis de compreender.

 

O primeiro requisito envolve convidar pessoas suficientes para participar no teste, simular os ambientes e recolher dados exatos. O segundo requisito requer uma equipa de profissionais que dominem a tecnologia, os algoritmos, a fisiologia e a medicina da saúde e da aptidão física. Tudo isto significa um enorme investimento e é necessária uma grande investigação a longo prazo.

 

Foi a partir de 2016 que a Huawei começou a desenvolver o seu Laboratório de Saúde na China, que conta com uma área total de 4.680m2. Este espaço, totalmente dedicado a estudos relacionados com a Saúde e os wearables, apoia mais de 80 tipos de pedidos de testes para pessoal de I&D em campos como a investigação profissional, o codesenvolvimento de ecossistemas e a incubação de cenários de saúde e fitness, apoiando assim os testes dos produtos inteligentes da Huawei.

 

A recolha e disponibilização de parâmetros de saúde gerados durante a prática de exercício físico, como a frequência cardíaca, o ritmo, o consumo de calorias, etc. são interessantes para que o utilizador possa ajustar a prática do seu treino por forma a atingir os objetivos por si definidos. No entanto, até recentemente os dados disponibilizados pelos equipamentos capazes de os medir eram extensos e impossíveis de interpretar para utilizadores que não tivessem as competências para tal, e que pretendessem apenas utilizar a prática do exercício físico como uma forma de melhorar a sua saúde. É aí que entra o Laboratório de Saúde da Huawei, com a sua extensa equipa profissional, que conta com investigadores de ciências do desporto a especialistas médicos, engenheiros de aquisição de dados e engenheiros de algoritmos, capazes de receber os dados gerados por estes dispositivos e transformá-los em dados que os consumidores comuns possam interpretar e utilizar para melhorar o seu treino.

 

Um exemplo prático: em ambientes de alta altitude, sob condições de hipoxia e baixa pressão, será o treino bom ou mau para o corpo humano? Por forma a responder a esta questão, a Huawei instalou uma câmara especial no seu laboratório capaz de simular as alterações climáticas sentidas num cenário de alta altitude que permite analisar a variação do oxigénio no sangue em situações de prática de exercício físico nestas condições. Na prática, esta câmara permite controlar variáveis como a temperatura, humidade e altitude, podendo, assim, imitar situações ambientais mais extremas para testar a reação do corpo humano às mesmas e perceber como podemos adaptar os nossos wearables para uma melhor monitorização e também para um melhor desenho de planos de treino. 

 

O que faz o Huawei TruSportTM?



Após quase seis anos de pesquisa, testes e desenvolvimento, a Huawei desenvolveu finalmente um sistema de aptidão científica: o Huawei TruSportTM. Com os algoritmos que este sistema fornece, é possível recolher com precisão vários indicadores físicos gerados pelo corpo humano durante a corrida, analisar cientificamente os dados e apresentar dicas de treino mais razoáveis e compreensíveis para todos. O objetivo final é ajudar o utilizador a ter uma melhor experiência de treino para que consiga atingir mais rapidamente e da forma mais saudável os seus objetivos.

 

Recentemente e com o objetivo de medir o desempenho de corrida, a Huawei desenvolveu o RAI (Ritmo Ajustado à Inclinação), presente no novo Huawei Watch GT Runner, que recorre ao algoritmo do Huawei TruSportTM para calcular a relação entre o ritmo e a frequência cardíaca, de forma a obter uma monitorização personalizada. Este sistema é uma ajuda preciosa para quem faz corrida de competição, mas pode também ajudar o entusiasta de corrida. Em segundo lugar, o Huawei TruSportTM fornece um tipo de treino que pode ajudar os utilizadores a quantificar cientificamente o seu desempenho. A carga de treino não tem apenas em conta a distância da corrida ou a sua duração. Para obter os melhores resultados, evitando lesões ou fadiga excessiva, é importante considerar também o estímulo e a pressão causados pelo esforço físico e a forma como estes se refletem objetivamente no nosso corpo. Estes dados também podem servir para aconselhar os utilizadores sobre o tempo de recuperação para uma única sessão de treino, permitindo-lhes criar um plano de treino mais razoável.

 

O plano de saúde e fitness da Huawei

Desde 2015, o conceito de gestão da saúde tem vindo a tornar-se cada vez mais popular estando presente em todos os wearables de pulso da marca, desde as bandas inteligentes, como a Huawei Band 6, ao smartwatch como é o caso do Huawei Watch GT Runner. À medida que as pessoas prestam cada vez mais atenção ao seu bem-estar, a procura por dispositivos inteligentes capazes de efetuar uma monitorização dos principais parâmetros de saúde está a tornar-se mais forte. A Huawei apresentou o conceito de gestão de saúde ativa em 2018, utilizando as suas capacidades tecnológicas para fornecer aos utilizadores serviços de gestão de saúde ativa de topo e que pode ser acompanhada quer no relógio quer na aplicação Saúde da Huawei.

 

Tudo isto vai ao encontro da visão da Huawei: "Levar o mundo digital a todos, a cada família e a cada organização, e construir um mundo inteligente totalmente conectado". De facto, a Huawei pretende criar um novo conjunto de sistemas de saúde baseados em dispositivos inteligentes que ligam os dados corporais e os cenários de vida dos utilizadores, e o Huawei TruSportTM é apenas uma componente desta estratégia. Tal como disse o CEO do Huawei Consumer Business Group, Richard Yu, "a tecnologia deve servir as pessoas e, como tal, continuaremos a usar o seu poder para proteger a saúde de todos".

 

O mais recente Huawei Watch GT Runner representa, justamente, esta inovação, definindo de forma inteligente o nível de capacidade física do utilizador de acordo com o seu estado físico e personalizando ao máximo o treino de acordo com os objetivos.

 

Link para saber mais e para comprar: https://consumer.huawei.com/pt/wearables/watch-gt-runner/buy/ 

0 comments:

Enviar um comentário