13/01/2023

13/01/2023

Curiosidades do ano e tendências nas compras online


Dados fornecidos pela plataforma da Glovo, relativamente ao ano de 2022. 

A Glovo, aplicação de multicategorias e uma das plataformas líderes a nível mundial relativamente ao serviço de delivery, revela os dados mais curiosos de 2022 e vem confirmar o posicionamento que tem vindo a construir: a plataforma digital é muito mais do que apenas delivery de comida.

 

A entrega de produtos em casa, vai muito mais além do que um simples brunch para a família ou um jantar romântico, mas claro que estes são uma parte essencial do serviço. Analisando os pedidos gastronómicos, em Portugal, sábado continua a ser o dia da semana mais forte, no período de jantar, recaindo a maioria dos pedidos para a cozinha americana, com os hamburgueses como a sua estrela, a cozinha portuguesa e a cozinha saudável, esta última com um aumento de mais 64%, quando comparado com 2021, com especial destaque para os poké bowls. Dentro da cozinha portuguesa os pratos que lideram os preferidos dos consumidores portugueses foram o bitoque (em Lisboa), a francesinha (no Porto) e o bacalhau à brás (em Almada).


 

Em 2022, a gama de produtos tecnológicos foi uma das que registou um aumento mais significativo ao nível de pedidos, com um incremento histórico de 239%, sendo a maioria deles registados por ocasião da Black Friday. Desde robots aspiradores a smartphones topo de gama, as necessidades e criatividade dos pedidos foram muitos a marcar esta época de compras.

 

O segmento de livros e papelaria teve também um acréscimo de 373% em pedidos, sendo o livro Ulisses o mais pedido no ano passado, uma leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Básico. Juntamente com os espanhóis e os romenos, os portugueses revelaram uma forte tendência para adquirir literatura de forma digital com a entrega da Glovo, visto que foram os três mercados que mais solicitaram este tipo de produtos.

 

Outra curiosidade no segmento de Quick-commerce foi o crescimento de pedidos relacionados com os cuidados dos animais, que registou um aumento de 75% no mercado nacional. Os meses de verão foram os que registaram mais pedidos e, curiosamente, nas segundas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00. Portugal entrou no Top3 com todos os pedidos efetuados, juntamente com Espanha e Geórgia, sendo a comida húmida para gato, com sabor a salmão a que mais se destacou.

 

Particularizando ainda os fun facts de pedidos registados na opção “Qualquer Coisa” em 2022 em Portugal, são de salientar os seguintes: unhas postiças, o código penal e uma ratoeira. Quanto ao número de compras efetuadas pelo mesmo utilizador, destaque para os 1.118 pedidos que foram assinalados em Portugal, não muito diferente do utilizador georgiano que registou o maior número de pedidos feitos durante o ano – 1.176. Relativamente ao montante máximo gasto num único pedido, foi feito por um utilizador madrileno, que comprou eletrónica de consumo, nomeadamente; um tablet, dois smartphones e três smartwhatches, por um valor de €3,015.99. Em Portugal, o pedido com o valor mais alto verificado numa compra foi de um MacBook Pro14 M1 16GB 512GB no dia 09 de dezembro, no Funchal, pelo valor de €2,079.00.

 

Quanto às encomendas de supermercado, houve um aumento global de 76% registado em todos os mercados onde a Glovo opera. Entre os pedidos mais efetuados a nível global, figuram produtos como água, cerveja e bananas, tendência que se revela também em Portugal. De realçar ainda o aumento de 54% em número de pedidos efetuados por utilizadores Glovo Prime, o serviço de subscrição Glovo que além de oferecer taxa de entrega grátis em um grande número de restaurantes, supermercados e lojas, também traz descontos exclusivos a estes utilizadores.

 

Outro dado curioso a revelar através dos dados de 2022 é que os lisboetas, portuenses e funchalenses são os que dão mais gorjetas aos estafetas, numa realidade de 132 locais onde a marca já proporciona entregas em Portugal. 

0 comments:

Enviar um comentário