14/01/2023

14/01/2023

Google prepara utilização de ícones monocromáticos no Pixel Launcher

 A gestão de temas no Android está longe de ser novidade. A grande maioria das marcas tem lojas para a divulgação e comercialização de milhares de sugestões, que cobrem todos os gostos. Até os launchers alternativos, como o Nova Launcher ou Lawnchair 2 permitem a utilização de packs de ícones, mas a Google tem-se mostrado muito renitente em apresentar novidades neste campo, mantendo-se fiel a um único tema por versão do Android.

Confesso que esta é uma opção que não me causa qualquer transtorno, bem pelo contrário, pois nas análises aos equipamentos, uma das primeiras tarefas a levar a cabo, é a mudança do tema de ícones para algo próximo do Material Design da Google.

Com o lançamento do Material Design 3 - Material You, a Google começou finalmente a dar alguma atenção a este tema, permitindo modificação dos tons da interface, em função do fundo de ecrã escolhido. Diferentes paletas de cor, permitem escolher as tonalidades mais ao gosto do utilizador, que passa assim a contar com uma interface mais ao seu gosto. Esta funcionalidade foi disponibilizada com o Android 12 e como já tivemos oportunidade de apresentar,  nem todas as marcas foram céleres a adaptar a sua interface em conformidade, apresentando soluções inacabadas, onde as cores do Android até eram alteradas, mas os desenvolvimentos proprietários sobrepunham-se, mantendo a interface com layouts perfeitamente ultrapassados.

Muda a cor da interface, já é opção em quase todas as marcas (Xiaomi continua a ser uma excepção...), mas os ícones têm-se mantido quase que inalterados, sendo apenas possível mudar os ícones das aplicações Google, para uma versão monocromática, em linha com a paleta de cores escolhida.


A mais recente versão beta do Android 13 (QPR 2 Beta 2) permite que seja ativada uma funcionalidade que converte os ícones de aplicações de terceiros para uma versão monocromática, em linha com o apresentado nos ícones da Google.

Esta funcionalidade está disponível através de uma opção das definições de programador e apenas para quem tenha a depuração (debug) activa, razão pela qual perdi várias horas de volta do Pixel 6a, sem conseguir encontrar esta opção.

Para já não passa de um teste disponível na versão beta do Android 13, não existindo por isso confirmação que possa chegar à versão de produção do Android.


0 comments:

Enviar um comentário