12/03/2023

12/03/2023

Devolo aborda as potencialidades do Powerline


Será o Powerline uma solução a ter em conta? 
 

O que é realmente Powerline?

Em termos simples, a tecnologia Powerline descreve a capacidade de utilizar a rede elétrica de um edifício para transmitir dados. A tecnologia Powerline é também conhecida como PLC, CPL e PowerLAN. Mas, independentemente do seu nome, a forma como funciona é simples.

 

Os adaptadores Powerline, tais como os modelos da série de produtos Magic da devolo, são simplesmente ligados a tomadas elétricas domésticas e funcionam em conjunto como transmissores e recetores. (1) Primeiro, um adaptador é ligado ao router utilizando um cabo Ethernet; (2) depois, o adaptador envia o sinal para a rede elétrica, que por sua vez é distribuído automaticamente em todas as outras tomadas em casa. As tomadas transformam-se em terminais para mais adaptadores, que comunicam entre si através da rede elétrica e, por sua vez, tornam-se ligações para dispositivos – quer via LAN ou Wi-Fi. Os sinais digitais são convertidos em sinais analógicos para transmissão de alta-frequência através da rede elétrica. Em suma, a rede elétrica doméstica funciona como um longo cabo de dados ou um cabo Ethernet.


Porque é que o Powerline é tão indicado para redes domésticas?

A solução Powerline devolo Magic está preparada para redes domésticas por várias razões:

 

  • Facilidade de utilização: Os adaptadores são particularmente fáceis de instalar e usar – não são necessários conhecimentos técnicos! Isto torna-os perfeitos para utilizar em praticamente qualquer casa, quer os seus residentes tenham ou não experiência com tecnologias.
  • Excelente fiabilidade: As redes Powerline utilizam a rede elétrica existente, tornando-as impermeáveis aos efeitos negativos que paredes, tetos e linhas de canalização infligem na qualidade do sinal. Ao mesmo tempo, e por estas razões, a tecnologia Powerline é também uma excelente base para redes sem fios. Isto porque, enquanto os pontos de acesso Powerline fornecem dados a dispositivos sem fios utilizando Wi-Fi, os próprios adaptadores Powerline comunicam entre si através da ligação Powerline, melhor descrita como a “espinha dorsal”. Isto assegura uma maior estabilidade da rede doméstica.
  • Grande flexibilidade: o devolo Magic torna a rede doméstica em algo fácil. Os adaptadores podem ser movidos sem problema de uma tomada para outra para oferecer acessibilidade a outras divisões. Da mesma forma, a rede Powerline é facilmente expansível através da adição de novos adaptadores. Assim, nada impede a criação da rede doméstica perfeita – não são necessárias modificações estruturais complicadas!

O tem de se considerar com o Powerline?

É importante saber que a comunicação por Powerline abrange várias normas de comunicação para redes domésticas. A norma mais recente chama-se G.hn, e oferece velocidades de transmissão de dados de até 2.400 Mbps. Para aplicações modernas, que requerem muita largura de banda, é importante optar por soluções que proporcionem as velocidades da norma corrente para que tudo funcione sem problemas (por exemplo, para streaming de filmes ou videoconferências no escritório em casa).

 

Não há realmente mais nada a considerar quando se trata de planear a sua própria rede Powerline. A tecnologia Powerline liga dispositivos uns aos outros e ao router – independentemente do tipo de ligação à Internet. Portanto, as soluções Powerline funcionam com qualquer tipo de acesso, desde DSL a fibra ótica, e tudo o que se encontra entre eles.

Como são instaladas as redes Powerline?

A instalação e configuração de soluções Powerline como a devolo Magic não podia ser mais fácil. São necessários pelo menos dois adaptadores: um ligado ao router para alimentar o sinal online na rede elétrica, e outro adaptador para conectar dispositivos via Ethernet ou Wi-Fi. Os adaptadores ligam-se um ao outro de forma totalmente automática durante o processo inicial de instalação. A app conveniente devolo Home Network pode ajudar a guiá-lo ao longo do processo, ao mesmo tempo que oferece dicas úteis. A dica mais importante é: os adaptadores Powerline oferecem sempre melhores resultados quando ligados diretamente à tomada, em vez de estarem ligados a uma ficha tripla, por exemplo. E com o design inteligente dos adaptadores devolo Magic, cada um dos quais inclui uma tomada elétrica integrada, nenhuma tomada é desperdiçada.

 

A app Home Networking para dispositivos móveis Android e iOS serve como um centro de controlo prático. A app pode ser utilizada para verificar o desempenho da rede, gerir todas as configurações importantes ou permitir o acesso Wi-Fi aos convidados com o toque de um botão. E esta funcionalidade permanece, claro, mesmo quando se obtêm posteriormente adaptadores adicionais para expandir a rede. No total, uma rede Powerline com devolo Magic suporta até oito adaptadores.

Quão seguro é o Powerline?

As redes Powerline oferecem proteção multifacetada para dados privados. O devolo Magic aplica criptografia AES robusta de 128 bits (a norma bancária) à ligação Powerline. E, no lado Wi-Fi, a comunicação está protegida de acordo com as atuais normas WPA2 e WPA3.

Quanto custa um adaptador Powerline?

As soluções Powerline devolo Magic estão disponíveis em diferentes versões para se adequarem a cada aplicação.

 

Para redes apenas com fios, recomenda-se o devolo Magic 1 LAN Starter Kit (99,90 euros) com dois adaptadores, cada um com uma porta LAN gigabit para uma rápida transferência de dados. O devolo Magic 2 LAN triple Starter Kit (149,90 euros) oferece ainda mais ligações com dois adaptadores, cada um equipado com três portas gigabit, tornando-o ideal para conectar espaços cinema-em-casa domésticos e escritórios domésticos através de cabo Ethernet.

 

devolo Magic 1 WiFi Starter Kit (149,90 euros) oferece duas portas Ethernet, bem como a opção de utilizar os adaptadores como pontos de acesso Wi-Fi para conectar dispositivos modernos sem fios à rede e à Internet. O devolo Magic 2 WiFi 6 Starter Kit (239,90 euros) oferece a derradeira experiência Wi-Fi Powerline. Estes adaptadores oferecem duas portas LAN Gigabit para conectar dispositivos e também suportam a norma sem fios Wi-Fi 6 de ponta, fornecendo taxas de transferência sem fios até 1.800 Mbps, bem como a funcionalidade mesh de última geração.

 

Todos os produtos da série devolo Magic estão também disponíveis individualmente como adaptadores de expansão e são compatíveis uns com os outros. Todos os preços aqui mencionados são preços de retalho recomendados e incluem IVA. A devolo oferece uma garantia de 3 anos de fabricante em todos os produtos.

 

Mais informaçõeshttps://www.devolo.pt/ 

0 comments:

Enviar um comentário