19/05/2023

19/05/2023

Xiaomi aposta num futuro sustentável



A Xiaomi declara estar empenhada na criação de um futuro melhor para as próximas gerações.


Para isso, tem criado soluções não só no campo da logística e transporte, mas também no design e ainda em tecnologia que tornam a utilização dos equipamentos mais eficaz e, por consequência, mais amiga do ambiente.

 

Desenvolver soluções abrangentes para uma economia de energia

 

Começando pela parte mais tecnológica, ao melhorar o Modo Escuro, tornando o fundo do smartphone negro, pode reduzir o consumo de energia em até 70%. A isto podemos acrescentar a otimização do nosso Assistente de IA que agora consome menos 37% de energia com algoritmos de autoaprendizagem.

 

A Xiaomi também tem apostado na revolução da eficiência de carregamento. O sistema de gestão de bateria da Xiaomi permitiu uma solução de carregamento rápido triplex em mais de 100 milhões de dispositivos e terminais inteligentes, resultando numa economia anual global de energia de 57 milhões de kWh. A economia de energia também se verifica através de uma solução pioneira de transmissão de sinal. Assim, ao desenvolvermos uma tecnologia de transmissão de sinal 5G com economia de energia usando chips WLAN avançados e monitorização dinâmica, é possível reduzir o consumo de energia em cerca de 30%.

 

Otimizar o nosso uso de materiais sustentáveis

 

A Xiaomi não só tem vindo a adotar a utilização de materiais sustentáveis, como já está na fase de otimização no uso deste tipo de materiais. Desta forma, existem três exemplos em concreto que correspondem a esta estratégia: 1) Redes de pesca oceânicas descartadas recicladas em todos os smartphones durante o ano de 2022 2) Utilização de materiais de alto polímero de base biológica em smartphones e acessórios 3) Aumento da utilização de metais reciclados, incluindo alumínio, ouro e cobre em todos os smartphones.

 

Para a Xiaomi, o caminho para um futuro sustentável passa ainda por renovar embalagens com menos plástico. Conseguimos efetuar com sucesso a transição de plástico para materiais baseados em papel na série Necklace dos auscultadores da marca, de forma a que sejam 100% biodegradáveis. Além disso, o nosso novo design de embalagem AIoT elimina a pega de plástico, resultando numa redução de 80g de plástico utilizados em cada embalagem.

 

Inovar nos métodos de produção

 

Ao simplificar a linha de produção, otimizámos os nossos procedimentos de produção para as nossas séries de ar condicionado, entre outros. Ao rever os nossos métodos de produção de ar condicionados, poupámos 48.500 kWh por conjunto de molde. Quanto à promoção de uma energia limpa, o número de fornecedores que estabeleceram metas de redução de carbono aumentou em 9,4%, bem como os que estão sujeitos a verificação de carbono por entidades externas que aumentaram em 7,9% em comparação com 2021.

 

Estabelecer uma logística mais sustentável

 

Por fim, no campo da logística conseguimos reduzir o tempo na estrada. Recentemente, estabelecemos centros de armazenamento espalhados um pouco por todo o mundo para reduzir o transporte rodoviário e as emissões de carbono. Tendo Espanha como exemplo, reduzimos os tempos de entrega em 71% ao longo do ano. Também registámos uma redução no transporte aéreo, neste caso, só em 2022, 2,32 milhões dos nossos produtos foram transportados por via ferroviária e marítima, resultando numa menor emissão de carbono.

 

 

*A menos que indicado de outra forma noutra página, todos os casos e dados são provenientes do RELATÓRIO ESG de 2022. Por favor, faça o download do relatório em https://www.mi.com/global/about/sustainability

*Os detalhes que citamos do relatório ESG de 2022 estão listados abaixo.

1.      Na Xiaomi, vamos sempre ao em I&D e aplicação de chips de carregamento hipereficiente. Este ano, introduzimos o nosso sistema de gestão de bateria de duplo carregamento autodesenvolvido nos nossos smartphones, registando um marco para a aplicação completa de tecnologias autodesenvolvidas em toda a cadeia de tecnologia da bateria e que nos permite oferecer uma solução de carregamento triplex – carregamento rápido com fio, carregamento rápido wireless e carregamento reverso wireless – aos nossos utilizadores. Em 2022, mais de 100 milhões de dispositivos e terminais inteligentes utilizaram as tecnologias de carregamento rápido da Xiaomi, economizando quase 57 milhões de kWh de consumo de energia e 24.852 toneladas de emissões de CO2 em comparação com a tecnologia de carregamento rápido convencional (RELATÓRIO ESG 2022 p. 113).

2.      Consumo de energia = Eficiência de carregamento x capacidade da bateria x voltagem da bateria x quantidade de smartphones. A capacidade da bateria é de 4.500mAh e a voltagem da bateria é uma média de 3,87V. Supondo que cada dispositivo seja carregado uma vez por dia em média, o esquema de carregamento de alta eficiência tem uma eficiência de carregamento de 97%, enquanto o esquema tradicional tem 88% (RELATÓRIO ESG 2022 p. 113).

3.      Tecnologia de transmissão de sinal 5G e economia de energia: com o uso de chips WLAN mais avançados, em combinação com a tecnologia de monitorização de energia WLAN e transmissão dinâmica, o consumo de energia do módulo WLAN do produto é reduzido em aproximadamente 30% em comparação com a geração anterior (RELATÓRIO ESG 2022 p. 112).

4.      Ao mudar para o "Modo Escuro", que transforma o fundo do smartphone em preto, o consumo de energia do display pode ser reduzido em até 70% ao usar aplicações específicas (RELATÓRIO ESG 2022 p. 112).

5.      Assistente de IA de baixo consumo de energia: otimizamos os algoritmos de autoaprendizagem do nosso Assistente de Voz de IA, de modo que ele possa ser ativado por comando de voz com um consumo de energia 37% menor (RELATÓRIO ESG 2022 p. 113).

6.      Para a nossa série de auriculares Bluetooth "Necklace", mudamos o uso de plásticos para materiais à base de papel na embalagem externa, incluindo o uso de papel de embrulho à base de polpa, tornando toda a embalagem 100% biodegradável. (RELATÓRIO ESG 2022 p. 114).

7.      Refizemos a embalagem dos nossos produtos de ecossistema, substituindo a caixa dobrável por uma caixa de cartão plana e removendo a alça de plástico no novo design. Com essa atualização, conseguimos reduzir o uso de embalagens de papel em média 0,3m2 por produto e eliminar aproximadamente 80g de plástico utilizado em cada embalagem. (RELATÓRIO ESG 2022 p. 114).

8.      Com foco na estrutura do produto e no design de materiais, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores de fabricação para otimizar o processo de produção e simplificar os procedimentos de fabricação, ajudando-os a melhorar a eficiência produtiva enquanto reduzem as emissões de carbono dos produtos. O ar-condicionado da Xiaomi serve como um excelente exemplo aqui – projetamos a carcaça para ser elegante, minimalista e uniforme, para que possamos reutilizar os moldes na produção de vários modelos, mantendo uma estética consistente em mais produtos. Isto permitiu evitar o consumo de aproximadamente 48.500 kWh de energia por conjunto de moldes, caso seja necessário um novo. Além disso, este ano implementámos uma mudança na embalagem de algumas unidades de ar condicionado para uso interno e externo, passando de embalagens separadas para embalagens integradas. Isso não apenas resultou numa redução nos materiais de embalagem e nos passos de produção, mas também melhorou a nossa eficiência de recursos e fabricação. (RELATÓRIO ESG 2022 p. 114).

9.      Dando como exemplo a nossa cadeia de abastecimento de smartphones – um total de 118 fornecedores estabeleceram metas de redução de carbono, incluindo nove novos fornecedores que aderiram à iniciativa Science-based Targets (SBTi). 64 fornecedores já passaram ou estão a passar pelo processo de verificação de terceiros dos seus dados de emissões de gases de efeito estufa e 50 fornecedores começaram a utilizar fontes de energia renovável, como energia solar, eólica e hidrelétrica, nas suas operações. (RELATÓRIO ESG 2022 p. 141).

10.    Este ano estabelecemos "Centros de Armazenagem no Estrangeiro" em algumas regiões no estrangeiro para armazenar produtos. Ao adotar um modelo de transporte de mercadorias para a localização do armazém primeiro e, em seguida, enviá-las aos clientes, reduzimos o tempo de entrega de produtos no estrangeiro. Tomando o exemplo do Centro em Espanha, o novo modelo reduziu o tempo de entrega geral em aproximadamente 71% em comparação com o método anterior de envio direto da China continental para locais no estrangeiro. (RELATÓRIO ESG 2022, p.127).

11.    Ajustámos o modo de transporte para entregas no estrangeiro, passando do transporte aéreo com alta emissão de carbono para o transporte ferroviário ou marítimo para alguns dos nossos produtos. Esta mudança envolveu um total de aproximadamente 2,32 milhões de produtos entregues no estrangeiro. (RELATÓRIO ESG 2022, p.116).

  

0 comments:

Enviar um comentário