20/03/2011

20/03/2011

No-frills CPU Control

O No-Frills CPU Control permite-nos efectuar overclock/underclock ao processador do nosso smartphone.

Mais do que ganhar uns fps extra naquele jogo mais exigente, usa-se principalmente para ganhar mais tempo de autonomia, aplicando underclock quando o Android está em modo idle.



A aplicação é extremamente simples de usar: basta definir a frequência mínima e máxima, ou usar os defaults apresentados, e clicar em Apply.

Deixo no entanto uma nota sobre os vários modos de Governor - gestão de frequências - que podem ser aplicados:

  • Conservative: faz a gestão da frequência do CPU da mesma forma que a opção Ondemand, mas de forma progressiva, logo menos rápida. Teoricamente poupa mais a bateria, mas pode levar a lentidão de resposta do telemóvel.
  • Userspace: aparentemente, não é usado.
  • Powersave: mantém sempre a frequência do CPU no mínimo parametrizado.
  • Ondemand: opção default do Android. Escala a frequência do CPU dependendo da carga: se o sistema precisa de mais velocidade, coloca a frequência no máximo no mínimo espaço de tempo.
  • Performance: mantém sempre a frequência do CPU no máximo parametrizado/suportado.



Se pretendem ter mais controlo sobre os parâmetros ou suporte a perfis devem procurar alternativas, como o SetCPU por exemplo, mas que é pago.

Aviso á navegação 1: esta aplicação apenas funciona em terminais com ROOT; da mesma forma, para se conseguir efectuar overclock, é necessária uma ROM com kernel modificado.

Aviso á navegação 2: se já usam esta aplicação, verifiquem a versão: segundo o programador, alguém lançou uma versão no market baseada em código antigo. A versão mais recente é a 1.7 e foi colocada em 14-03-2011.





Links:

1 comentário:

  1. Uma aplicação simples mas eficaz. Em testes verificamos ser mais estável que o SetCPU.

    ResponderEliminar