16/04/2011

16/04/2011

Retro Camera

Para os saudosistas vintage, para causar inveja aos amigos ou apenas para quem quer dar um ar totalmente diferente às suas fotos, tem neste Retro Camera uma app capaz.


São 5 os modelos de máquinas à escolha, cada uma com as suas idiossincrasias que simulam um tipo de filme, revelação e papel diferente e apesar de, por questões de direitos, os nomes das máquinas não serem os oficiais, são mesmo assim facilmente reconhecíveis.
Temos assim na ponta dos dedos efeitos típicos duma Lomo, Holga ou Polaroid, entre outras.


Depois de seleccionarmos a máquina que queremos utilizar, o próprio ambiente do interface muda de acordo, para que a sensação de estarmos a usar a máquina escolhida seja ainda maior.
Na área central está a ocular para compor a foto, do lado esquerdo desta a informação do estado da câmara e selector Cor/Preto & Branco (caso a máquina em questão o permita) e do lado direito o obturador e um botão de info sobre a máquina.


Neste botão de info temos uma panóplia de informação, como tipo de filme, revelação e os assuntos mais usados/indicados para esse tipo de máquina. Apresenta ainda uma imagem de exemplo, para rapidamente termos uma ideia visual do tipo de efeito.


Na zona inferior temos o banner da publicidade (na versão gratuita), do lado direito um botão que nos leva para a escolha do tipo de máquina enquanto que o do lado esquerdo nos transporta para a sala de revelação. É aqui, no estendal do quarto escuro, que podemos ver, apagar ou partilhar as nossas fotos, através do Facebook, Twitter ou email.


Nas opções do programa temos ainda vários parâmetros que podemos modificar, como o botão de disparo, caso o vosso telefone tenha um botão físico dedicado, ligar e desligar o som do obturador, temporizador, resolução, modo de focagem, sensibilidade de ISO, geolocalização, entre outras.

A app não é a mais rápida em funcionamento, apesar das actualizações mais recentes terem corrigido alguns bugs e acelerado a sua utilização, mas é imensamente divertida e damos por nós a tirar fotos a tudo o que está à nossa volta, "só para ver como fica".

É uma app gratuita, altamente aditiva, ideal para criar umas fotografias mais "artísticas". Para fotografia rápida no dia-a-dia não é prática, já que se torna algo lenta, pelo que nesses casos continuo a dar preferência à Camera 360 já aqui analisada.

Retro Camera

0 comments:

Enviar um comentário