19/10/2011

19/10/2011

Onavo Lite

Com os preços dos planos de acesso à Internet praticados pelas nossas operadoras, torna-se importante manter o consumo de dados dentro dos limites do tarifário.


No Android Market, existem diversas aplicações para este efeito. Pessoalmente, tenho usado o 3GWatchdog, o qual recomendo vivamente. No último jantar oficial do AadM, ficou inclusive prometida uma análise a esta aplicação, mas tal ainda não foi oportuno.

Há algumas semanas, apareceu uma nova proposta para controlo do consumo de dados, o Onavo.

A versão actualmente disponível ainda está em desenvolvimento, mas já apresenta algumas funcionalidades interessantes, nomeadamente o controlo de consumo por aplicação. Esta funcionalidade também está presente no 3GW, mas apenas na versão paga.

Na primeira vez que corremos a aplicação, somos convidados a configurar as definições correspondentes ao nosso plano de dados.


A aplicação tem um ecrã inicial bastante simples, dividido em 4 secções:


  • Barra de consumo que reflecte o ponto de situação.
  • Aconselhamento
  • Consumo por aplicação
  • Perfil de utilizador


As três últimas secções dão acesso a mais informação. 






No caso do aconselhamento, a aplicação indica se o plano contratado se adequa ao consumo efectuado.



O consumo por aplicação, apresenta uma listagem as aplicações e respectivo consumo de dados. Clicando na aplicação temos acesso ao histórico de consumo, disponível em dias, semanas ou meses. É ainda possível limitar o acesso da aplicação a redes wifi, ou até mesmo desinstalá-la.



O perfil de utilizador apresenta um gráfico com o histórico do consumo por dia, semana ou mês.


Se rodarmos o equipamento, o gráfico expande-se.


Aguardo com curiosidade  a divulgação de actualizações para esta aplicação. Para já, promete!

3 comentários:

  1. A existencia do controlo de consumo por aplicação é muito bom mas, existe alguma em que permite identificar como isenta de tráfego? ex: musicbox, área de clientes da tmn, etc

    ResponderEliminar
  2. @Rui Silva, infelizmente, não. Segundo o autor da aplicação que referi no artigo (3gw), tal não é possível devido à forma como o android contabiliza o consumo de dados.
    Pode ser que o ICS traga novidades nesse campo.

    ResponderEliminar
  3. @Luís, mas não existe maneira de suspender a contagem do tráfego pelo software momentaneamente (Pause!), sempre ajudava quando quero usar o musicbox.

    ResponderEliminar