24/09/2017

24/09/2017

Como controlar as lâmpadas YeeLight da Xiaomi com o Google Assistant


No outro dia vimos como por o Google Assistant sempre à escuta num Raspberry Pi, hoje vamos ver como o podemos usar para controlar as lâmpadas inteligentes YeeLight da Xiaomi.


Longe vão os tempos em que ter lâmpadas "inteligentes" implicava pagar uma fortuna por cada uma delas. Mas, como já referimos por diversas vezes, lá por se ter lâmpadas inteligentes não quer dizer que a sua utilização seja automaticamente mais prática.

Embora se possa continuar a utilizar estas luzes de forma convencional (no interruptor de parede) as suas vantagens vão muito para além disso; o problema é que não é pratico estar a arrancar uma app de cada vez que se quer acender, pagar, ou mudar a cor ou intensidade de cada lâmpada. Muito mais prático será simplesmente dar um comando de voz através do Google Assistant; e felizmente o sistema Yeelight já conta com integração oficial com o Home Assistant (anteriormente tinha que se fazer a ligação através do IFTTT, usando o Google Assistant como trigger, com os comandos pretendidos, e as acções através do serviço Yeelight no IFTTT - técnica que ainda por ser utilizada, para opções ainda mais variadas).

O processo é bastante simples, sendo apenas necessário que inicialmente emparelhem as lâmpadas usando a app da Xiaomi (e certificando-se que escolhem o servidor de Singapura e não o da China), e de seguida adicionando as lâmpadas ao Google Assistant. Depois... é só atribuírem os nomes pretendidos a cada lâmpada... e pedirem ao Google Assistant para fazerem o que quiserem com elas: acender, apagar, ajustar a intensidade ou até mudar de cor, no caso das fitas e lâmpadas RGB.


3 comentários:

  1. Continuo a surpreender-me porque raio alguém tem em casa algo que, para a controlar, tem que a ligar à Internet...

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Eu acho que já comentei algo semelhante antes Carlos mas deixo nova nota aos mais aventureiros: tenho quase a certeza (fiz imensas tentativas e li dezenas de posts) que as soluções Google Assistant cozinhadas no Raspberry Pi e semelhantes NÃO DETECTAM este tipo de dispositivos na rede. Por conseguinte, quando na APP do Google Home vão procurar por eles, eles simplesmente não aparecem, o que leva a que, no limite, tenha de se cozinhar uma outra forma de as controlar (talvez por IFTTT talvez). Há vídeos na net em que tal parece funcionar mas os utilizadores (penso que por descuido) não referem que TAMBÉM têm o hardware da google na rede e que já ajudou no processo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nas próximas semanas já testo a coiso e deixo feedback

      Eliminar