20/09/2012

20/09/2012

Solid Explorer (beta)

No que respeita a gestores de ficheiros, o meu favorito continua a ser o Total Commander. No entanto, tal não significa que não esteja receptivo a testar outras aplicações para o mesmo fim.


Solid Explorer vem exactamente nessa senda. Pelo que me foi possível testar, e para uma versão beta, está muito bem lançado.
Começando pelo fim, só tenho uma crítica: falta a opção mover nas teclas de atalho/função. Fora este pormenor, está aprovado.

Ao abrirmos a app somos convidados a tomar contacto com as principais funções. A interface está de acordo com as últimas directrizes da Google. basta deslizar o dedo para passar ao ecrã seguinte.



Na parte inferior do ecrã têm os icons de atalho para as principais funções. Se pressionarem o ecrã demoradamente, aparece o menu de contexto.


O icon mais à direita mais uma série de funções, entre as quais se encontra o tipo de apresentação dos ficheiros.



As definições têm opções para todos os gostos. Podem escolher entre dois temas (claro e escuro) e inclusive definir o tamanho dos icons e texto.


O icon Jump é muito prático, tem atalhos para as secções mais frequentes, atalhos em rede incluídos.


Se clicarem prolongadamente numa unidade de armazenamento têm acesso aos detalhes da mesma. Chamo à atenção na imagem em baixo à direita para o atalho para o DiskUsage.


É possível montar um servidor FTP para partilhar um ficheiro ou pasta. 
A possibilidade de adicionar favoritos pode revelar-se bastante útil. Os serviços de armazenamento online também estão presentes (não testado).


Para terminar, a função histórico, sempre útil para se ter noção das acções que foram executadas.


Este Solid Explorer, mesmo que em versão beta, é já um concorrente de peso. As suas inúmeras funcionalidades deixam antever um futuro risonho.

12 comentários:

  1. Já agora, ando desesperadamente à procura de um explorador de pastas que me permita colocar atalhos no ambiente de trabalho de pastas que tenho no micro-sd externo do tablet. Encontrei somente um que tem essa função, que é o Linda Manager . Acontece que o acho graficamente deficiente e não tem quaisquer opção de mudar o layout. Conhecem e recomendam alguma app para este efeito, o de colocar atalhos no ambiente de trabalho de pastas que temos no cartão externo? Obrigado e votos de bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rolando, não vás mais longe.

      Adiciona um atalho, escolhe esta App, navega até ao destino e pressiona o mesmo demoradamente.
      Escolhe a opção criar atalho.
      Done :)

      Eliminar
    2. Luís, No Solid Explorer não existe a opção para criar atalho.

      Eliminar
    3. Eu li "Ambiente de trabalho", pimba, home screen. :)
      O que pretendes é ter atalhos (symlink) no sc card que apontem para pastas/ficheiros em outras localizações?

      Eliminar
  2. Não, o que pretendo é ter atalhos no ecrã do tablet que me remetam directamente para pastas que tenho no micro sd externo, para lhes aceder directamente. Já consegui ver que o ES Explorer faz isso. É simples, quando estás a navegar nas tuas pastas no sd externo (o micro sd) pressionas a pasta que pretendes e a app dá-te a opção de criares um atalho. Se conheceres mais algum explorador que faça isto, agradeço-te a dica. abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rolando,

      faz como eu disse... (a diferença é que eu tenho touchwin, meh)

      Vai aos widgets, adiciona o do solid explorer ao home screen, depois escolhe a pasta de destino e faz logn press para aparecer o menu de contexto--> add short cut.

      Acabei de testar no SGS com CM9 e deu... :)

      Eliminar
    2. Exacto, agora percebi, pelo widget realmente dá para criar os atalhos. Criei todos os meus atalhos, mas queria criar um directo para o micro-sd externo e depois outros atalhos de outras pastas no mesmo micro-sd, mas um atalho para o micro-sd não dá para criar. Pelo menos não consegui. Não sei se expliquei de modo claro. Obrigado

      Eliminar
    3. :)
      http://db.tt/92mXACLi

      O procedimento é igual, só tens de apontar para a pasta certa. No meu caso, os dois "cartões" estão montados em /mnt/...
      Para aceder a estas directorias tens de ter root.

      Eliminar
  3. Consegui. Ufa. Obrigado pela tua paciência. Mas valeu e deu frutos. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Logicamente procurando o que queria acabei chegando aqui.
    Mesmo sem procurar por fazer atalhos no desktop do celular, achei útil.
    Mas o que eu queria é algo um pouco mais MIX de Android com PC.
    Eu gostaria de um APP que abrisse um atalho criado no PC.
    Exemplo... Abro a WebPage, crio um atalho no meu desktop do PC e passo para o celular... clico no atalho já pelo celular e o Chrome abre a página... essa era a ideia.

    ResponderEliminar
  5. Esta App resolve a questão: http://www.appsdoandroid.com/2013/03/pushbullet.html

    ResponderEliminar