03/01/2013

03/01/2013

[Guia] Galaxy Tab 10.1 - instalar um firmware (restock)

Se é interessante e cativante instalar novos firmware nos nossos equipamentos, não menos importante é ter uma forma para voltar a ter uma "instalação de fábrica".

É precisamente isso que vamos abordar neste artigo, mas desta vez de forma mais resumida que o habitual.

A razão desta nova modalidade prende-se com o facto de os equipamentos Android da Samsung (até à data, e exceptuando os Nexus) utilizarem todos o mesmo principio e ferramenta para a instalação de Firmware, o ODIN.


Este guia pode ser utilizado no Galaxy Tab 10.1, P7500.

 Funcionará naturalmente para outras versões do mesmo tablet, mas com ficheiros diferentes dos aqui apresentados. Por esta razão só devem utilizar estes ficheiros se tiverem P7500.

Ao efectuarem este procedimento, vão limpar todos os dados presentes no tablet!!!


O tablet que utilizei tinha instalada a versão 3.2 do Android.

Antes de começarem devem descarregar os ficheiros que vão utilizar neste processo:
  1. O driver Samsung, via KIES ou instalação directa. Se o tablet não for detectado com este driver, tentem com este outro. Não se esqueçam que se estiverem o KIES instalado, devem certificar-se que encerraram o mesmo antes de efectuar este procedimento!
  2. A ferramenta para o flash: ODIN + PIT file
  3. Firmware: LINK. Têm vários à escolha, um para Itália, um para Portugal(livre de operador) e outro para a Europa. Neste caso, utilizei a versão Europeia.
Devem fazer download dos 3 ficheiros do firmware ( limitações de tamanho do ficheiro impostas pelo fornecedor do serviço de alojamento) e posteriormente descompactá-los.

Como medida de precaução, devem efectuar um backup da vossa pasta EFS e copiá-la para um local seguro. Podem utilizar um gestor de ficheiros para esse efeito, ou uma das muitas aplicações existentes no Google Play.
Para efectuar este backup devem acesso root. Para o conseguir, existem diversas formas, mas esse não é o objectivo deste artigo. No XDA têm muita informação sobre este procedimento.

Pessoalmente, não faria alterações ao tablet sem antes ter este backup. No meu caso (o vosso, pode ser diferente!!!), com Android 3.2, utilizei esta recovery e posteriormente este zip para instalar o root.

Depois de preparado "o cenário" passemos à execução.

1- Colocar o Tablet em modo download (o tablet deve estar desligado, OFF): premir o botão Power e Volume baixar. Aparece a imagem em baixo. Nesta altura devem libertar ambos os botões.

O modo download já está seleccionado, pelo que devem utilizar o botão Volume-aumentar para efectivar a selecção.

Se vos aparecer esta caixa de diálogo, devem carregar no Volume-aumentar  (tal como indicado na imagem).


O tablet estará então em modo download.


2 - Passemos então ao flash propriamente dito.


2.1 - "Abrir" o ODIN. Certificar-se que o firmware e o pit file estão disponíveis.
2.2 - Ligar o tablet ao PC e verificar se o mesmo é reconhecido correctamente. A caixa com nº2 na imagem em cima deve ficar amarela.
2.3 - Seleccionar as opções tal como no ponto 3 da imagem.
2.4 - Clicar em PIT e escolher o ficheiro respectivo.
2.5 - Clicar em PDA e escolher o firmware.
2.6 - Acender uma vela, rezar a todos os santinhos e clicar em start.


O processo deverá decorrer sem sobressaltos (ver imagem em cima à esquerda). No final aparece a mensagem PASS  (ver imagem em cima à direita). Podem desligar o cabo USB do PC.

3 - O tablet reinicia-se e dependendo do firmware utilizado pode aparecer algo como na imagem em baixo. Não stressem. Sigam as indicações apresentadas no ecrã  se for necessária a vossa intervenção).


E pronto, no final têm um tablet "limpinho", pronto para mais aventuras.




Nota Final.

Este procedimento tem ainda outro interesse, o de instalar um firmware com outro CSC que não o nosso TPH. Esta alteração, possibilitou à altura da realização deste procedimento, que recebesse via OTA o update oficial para ICS (via alteração do CSC para um italiano).

0 comments:

Enviar um comentário