17/01/2013

17/01/2013

m.NIF


Com a chegada do novo regime de facturação, torna-se útil ter a informação do número de contribuinte sempre acessível e o m.NIF vai ajudar-nos nessa tarefa.


O m.NIF é uma aplicação portuguesa, desenvolvida pelo Ricardo Silva (também responsável pelo m.Portagem), que serve para apresentar os nossos dados fiscais na emissão de uma factura.

Muitos de vocês podem perguntar para que é necessária uma app para guardar o número de contribuinte, até porque alguns saberão o NIF de cabeça, outros terão sempre o cartão de contribuinte ou de cidadão consigo, mas haverá certamente muitas pessoas que, ou não têm cabeça para decorar números, ou necessitam saber o número de contribuinte da empresa (para pedir facturas de combustível ou de outras despesas) ou o NIF de familiares vossos (para despesas de saúde ou de educação).


Para além de guardar os vossos dados fiscais, o m.NIF permite apresentá-los em tamanho grande de forma a serem facilmente legíveis; uma situação prática em que o m.NIF poderá ser útil é quando abastecem a vossa viatura e o pagamento é feito através daquelas "janelas/guichets" que não se ouve quase nada e os empregados também não percebem o que dizemos; nestes casos basta mostrar o smartphone com o m.NIF a exibir de forma bem visível os dados para emissão da factura.


O m.NIF faz a validação online do NIF de pessoas colectivas (com a obtenção dos respectivos dados relativos à morada e denominação legal) e tem também uma opção para apresentar automaticamente, ao abrir a aplicação, um dos números de contribuinte registados.


A versão gratuita do m.NIF permite guardar dois registos; caso queiram guardar mais registos, deverão adquirir a versão PRO (através de compra "in-app"), que custa €0,79 e também retira a publicidade.

ACTUALIZAÇÃO:
17/Janeiro/2013 - 13h00: Segundo informação do Ricardo Silva, o m.NIF foi retirado temporariamente do Google Play, devendo voltar a estar disponível até ao final do dia de hoje (17/Janeiro/2013), com algumas alterações, melhorias e novas funcionalidades.
18/Janeiro/2013 - 20h00: O m.NIF continua indisponível no Google Play; assim que estiver novamente disponível, o artigo será actualizado com essa informação.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. O link estava a funcionar correctamente quando o artigo foi escrito (há 2 dias atrás).
      Entretanto já tentei contactar o autor do m.NIF para saber se existe algum problema com a app no Google Play.
      Assim que tiver mais informações o artigo será actualizado.

      Eliminar
  2. Já tinha instalado anteriormente e hoje atualizei-o a partir do link do Google Play.
    Tudo ok!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. O m.NIF continua indisponível no Google Play; assim que estiver novamente disponível, o artigo será actualizado com essa informação.

      Eliminar
  4. Realmente o link já não está activo, mas existe lá uma aplicação que faz o mesmo e que tem um visual mais bonito. Chama-se Peça Fatura

    ResponderEliminar