15/03/2013

15/03/2013

Samsung revela Galaxy S 4



Tal como estava programado, a Samsung apresentou oficialmente o seu novo Galaxy S4, num evento algo estranho que mais parecia um musical da Broadway. Tal como já se supunha, o ponto central da apresentação não foram as características de hardware (o CPU e RAM foram coisas que nem sequer foram mencionadas) mas sim as funcionalidades que a Samsung adicionou ao S4 e que ajudarão a distingui-los dos demais Android (pelo menos até que as restantes marcas implementem coisas idênticas).

Mas vamos então espreitar o que o novo Galaxy S4 tem para oferecer.

Embora não tenha sequer sido referido na apresentação (que mais se dedicou à música), o novo S4 tem o novo Exynos octa-core (dois blocos quad-core A7+A15, um altamente eficiente para poupança energética, o outro para ser usado quando é preciso o máximo poder de processamento), 2GB de RAM, 16/32/64GB + microSD, WiFi ac, LTE (com roaming mundial, disseram), câmaras de 13 e 2MP, NFC, LTE (100/50Mbps), IR, BT 4.0, e claro... o ecrã de 5" Super Amoled HD (1920x1080 a 441ppi). Atenção que no mercado americano o CPU deverá ser um Snapdragon quad-core (algo a verificar caso pretendam mandar vir um modelo de lá). O S4 chegará às lojas já com o mais recente Android 4.2.2.


Coisas menos comuns é a introdução de sensores de temperatura e humidade, a par dos mais "habituais" acelerómetros, giroscópios, barómetros, assim como um touchscren capaz de detectar gestos por proximidade - sem terem que tocar no ecrã.

A bateria é de 2600mAh e o S4 mede 69.8 x 136.6 x 7.9mm, com um peso de 130g. Quer isto dizer que a Samsung conseguir enfiar um ecrã maior e hardware mais potente, numa caixa que é mais pequena que o anterior Galaxy S3 (136.6 x 70.6 x 8.6 mm e 133g)!

Mas como disse, o hardware foi coisa que não teve grande tempo de antena na apresentação, que foi dominada pelas funcionalidades e pelas Apps.
 

A Samsung aproveitou o S4 para nos apresentar muita coisa. Algumas delas interessantes, outras que... bem... caberá a cada um decidir por si. Nas fotografias, o S4 tem a opção de não deixar ficar o fotógrafo fora das fotografias, com um modo que dá uso às duas câmaras em simultâneo para inserir uma pequena imagem "picture-in-picture" do fotógrafo na foto que ele tirou (e com inúmeros efeitos que podem aplicar.)

Para memórias mais multimédia, podem também gravar um clip de som de 5 segundos com cada foto.
 

Para organizarem as vossas fotos, podem facilmente agrupá-las em álbuns, e o S4 pode até sugerir-vos que criem um novo álbum quando detecta que estão num local diferente do habitual (como quando vão de férias). Nas vídeochamadas, o mesmo modo dual-camera picture-in-picture também está presente, permitindo que do lado de lá possam ver aquilo que estão a ver na câmara principal e também a vossa cara através da câmara frontal.


A Samsung diz que com o S4 nunca mais precisarão ajustar as definições do ecrã, já que com a tecnologia "Adapt Display" ele estará sempre no brilho ideal para o local em que estiverem, assim como o contraste, cores, etc. E para manterem tudo em segurança e sincronizado, recomenda o uso do seu HomeSync, uma pequena "caixa" que é um servidor doméstico com disco de 1TB e suporte para oito utilizadores.

Outro aspecto interessante é a disponibilização de uma ferramenta de migração de dados, para quem pretender comprar um S4 mas quiser levar consigo os dados que tem no seu actual smartphone - uma preocupação bem real para grande parte dos potenciais clientes.
 

As funcionalidades da família S continuam, com o smart scroll/pause que já ca tinhamos falado, em que podem comandar o aparelho através da posição da cabeça/olhos (e os vídeos param se deixarem de olhar para o ecrã); assim como o S Voice Drive, concebido para utilização ao volante e disponibilizando um autêntico assistente virtual comandado pela voz.


Surpresa foi a chegada do S Health, que permitirá manter um registo da vossa actividade física e que poderá dar uso a acessórios como sensores de batimento cardíaco, actividade, balança, etc. E para além disso têm as habituais gamas de acessórios mais comuns, como capas de protecção bolsas, e a nova S View Cover, que permite ver informações através da capa.


Não sendo um evento que tenha impressionado, o Galaxy S4 concretiza tudo aquilo que se esperava para o sucessor do S3, oferecendo um equipamento que materializa aquilo que de melhor se pode fazer nesta altura do campeonato. No entanto, importa referir que também a Sony, HTC, e LG, têm modelos igualmente à altura com os quais irão batalhar ferozmente por cada cliente, e cada um tendo algumas particularidade que poderão atrair clientela: como o design e câmara "ultrapixel" do HTC One; ser à prova de água no caso do Sony Xperia Z, etc.

Enfim... vai ser interessante ver que tal o mercado reage a tanta "coisa boa" que teremos por onde escolher.

Falta apenas saber quando é que o Galaxy S4 chegará às lojas em Portugal - e igualmente importante: a que preço (eu apontaria para um preço base de 599€, mas veremos se acerto ou não).

Que tal vos parece este novo S4, é aquilo que esperavam? Justificará a troca para quem já tiver um S3?

(reprodução integral do artigo escrito pelo Carlos Martins no Aberto até de Madrugada)

0 comments:

Enviar um comentário