30/04/2014

30/04/2014

IFTTT

Como colocar a internet a trabalhar em nosso favor.


Muitos dos leitores já o sabem, sou um apaixonado por automação. Confesso que me tento alhear ao máximo deste tema, para não perder horas infindáveis em pesquisas e testes.

A aplicação que hoje apresentamos agiliza o processo de implementação de automatismos.

O IFTTT permite criar uma sequência de acções para simplificar a execução de determinadas tarefas. Uma das suas mais valias é o alargado conjunto de serviços que conseguiu associar à aplicação. Atentem na imagem à direita, a qual tem alguns dos muitos exemplos que já existem e estão prontos a utilizar.

Esta é a melhor forma de começarem. Criam uma conta, autorizam a utilização do acesso aos serviços pretendidos e depois é só escolher a receita (termo escolhido para definir o processo a implementar).


Depois de perceberem a mecânica da coisa, podem começar a dar largas à imaginação.


Se determinada condição se verificar, então execute-se a seguinte acção. É este o princípio de funcionamento.

Mais uma vez, as receitas já existentes podem ser uma boa fonte de informação para organizar as nossas ideias.

Podem sempre ver o que já existe e daí retirar ideias para as vossas receitas.

A aplicação Android tem uma funcionalidade interessante:


No ecrã inicial têm o histórico da utilização das receitas que estão implementadas. É uma boa forma de verificar se o procedimento está a correr da forma esperada.

Se consideram o Tasker muito complicado, mas gostavam de implementar algumas ideias, aproveitem para espreitar o IFTTT. As receitas criadas especificamente para o Android podem bem ser aquilo que estavam à procura.


0 comments:

Enviar um comentário