08/04/2014

08/04/2014

Últimas




App anti-virus no top das apps pagas não fazia rigorosamente nada 


A questão da necessidade de apps anti virus num sistema é algo que, por si só, é suficiente para enorme discussão; mas desta vez isso nem sequer se põe em causa, pois a app Virus Shield que figurava no topo das apps pagas no Google Play... não fazia absolutamente nada, a não ser enganar os utilizadores.
Alguns utilizadores decidiram descompilar esta app, que contava com mais de 10 mil downloads e uma avaliação bastante positiva de 4.7 estrelas (num máximo de cinco), e aquilo que descobriram foi assustador. Ou melhor dizendo... aquilo que não descobriram. É que esta app Virus Shield não fazia rigorosamente nada, não tendo qualquer funcionalidade que se aproximasse daquilo que surgia na sua descrição: de que fazia o scan das apps instaladas e ficheiros em tempo real, protegia os dados pessoais, etc. A única coisa que realmente poderia ser verdade era a parte que dizia que tinha um impacto reduzido na bateria... pudera, não fazendo nada!
Uma vez mais voltamos à velha questão de como uma loja oficial, com ou sem supostas verificações, não oferece qualquer garantia de que uma app faça aquilo que anuncia fazer, que não faça nada (como neste caso), ou pior ainda, que faça outras coisas potencialmente maliciosas, como roubar dados dos utilizadores.
Este caso torna-se mais flagrante por se tratar de uma app paga que figurava nos tops, podendo facilmente iludir aqueles utilizadores que, preocupados com a segurança dos seus equipamentos, vissem que esta app tinha uma excelente pontuação e contava com a confiança dos seus utilizadores.
Moral da história... já nem sequer os tops, ou avaliações, ou o facto de ser uma app paga oferecem qualquer garantia da seriedade de uma app. Em que podemos então confiar? Infelizmente... parece que em nada. Restará o bom senso e uma saudável dose de cepticismo e espírito crítico (e tentar manter-se informado) para que não se seja apanhado nestes esquemas. Algo que desta vez seria fácil, pois não faz qualquer sentido estarem a entulhar o vosso sistema Android com qualquer tipo de apps anti-virus. O Google já tem ferramentas anti-malware em acção no sistema, que embora não sejam infalíveis, oferecem uma dose adequada de protecção. Pena é que para além dos virus e malwares, não detectem também as apps fraudulentas.
No caso desta Virus Shield, já foi removida da Play Store.
Fonte: AadM




Unboxing do OnePlus One


Lembram-se de há dias vos ter falado acerca do OnePlus One, o smartphone com ROM CyanogenMod e características topo de gama que será apresentado oficialmente no próximo dia 23 de Abril e deverá custar menos de €350 na Europa? Enquanto este dia não chega e para "aguçar o apetite" dos mais curiosos, ontem surgiu mais um teaser deste smartphone, desta vez feito por Steve Kondik (um dos responsáveis da CyanogenMod), que deveria ser um "unboxing" do OnePlus One, mas na realidade não se chega a ver o smartphone, apenas a sua caixa. Portanto, se querem saber mais, têm que aguardar pelo dia 23 - ou então fazer figas para que alguém deite cá para fora imagens do smartphone ;-)


Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário