20/05/2014

20/05/2014

Novo Swarm do Foursquare já está disponível


O Foursquare deixou milhões de utilizadores "perdidos" ao anunciar que iria deixar de ter check-ins. Agora, lança a sua nova app que continuará a cumprir a mesma função: o Swarm.


Com o Foursquare a passar a ser apenas uma app de recomendações e descoberta de locais, cabe ao Swarm substituir aquilo que anteriormente era indissociável do Foursquare: os check-ins e os badges que recompensavam a sua utilização (e davam origem a autênticos despiques - saudáveis, espera-se - para conseguir manter o domínio sobre determinado local). Com o Swarm continua a ser possível ver se temos amigos por perto, mas nunca o fazendo de forma intrusiva, e com modo fácil para "desaparecerem" caso não queiram mostrar por onde andam.


Outras novidades desta app face ao antigo Foursquare: passa agora a ser possível pesquisar todo o histórico de check-ins; e é também possível utilizá-lo para organizar eventos, sugerindo uma ida ao cinema ou a um restaurante a vários amigos, e depois contactar os que disseram estar interessados.

Mas estas novidades vêm também acompanhadas pelo desaparecimento de algumas coisas. O Swarm deixa de ter os badges e demais postos que eram usados no Foursquare (já não haver o "mayor" de cada local), o que me parece ser uma jogada arriscada. Penso que esse aspecto do jogo seria responsável por uma boa fatia dos utilizadores, e que sem isso o Swarm passará a ser apenas "mais uma" das apps que permite saber por onde andam os amigos e em que locais nós estivemos... coisas que se podem fazer com o Facebook, Google+, e tantas outras apps de localização.


Será que o Foursquare irá conseguir manter todos os seus utilizadores depois desta separação de funções  e deste novo Swarm? Saberemos daqui por algumas semanas/meses.

0 comments:

Enviar um comentário