02/06/2014

02/06/2014

Sunrise mostra-nos como o Google Calendar deveria ser



O Google pode ter excelentes apps para muitos dos seus serviços, mas a app do seu calendário não é definitivamente uma delas. O Sunrise é uma app de calendário que já fez sucesso no iOS, e que agora finalmente fica também disponível para Android e também na web.

Depois de ter estado apenas disponível para iOS, o Sunrise chega à Play Store e fica também disponível directamente na web. Se na web as melhorias poderão ser menos drásticas relativamente ao Google Calendar (mas mesmo assim, com aspecto e detalhes bem mais cuidados que o Calendário do Google), na app as diferenças saltam à vista.

Como seria de esperar de uma app de calendário, podem ver os vossos apontamentos em vista de semana, mês, ou agenda; com previews para as direcções no Google Maps, fotos dos contactos, estado do tempo, e têm ainda integração com eventos e aniversários do Facebook - que será do agrado de todos os que não dispensam essa rede social. Obviamente, os novos eventos são sincronizados com o Google Calendar e podem também seleccionar entre múltiplos calendários e de diferentes serviços (o suporte para calendários via Exchange e uma versão optimizada para tablets está prometida para breve).


Há no entanto algumas omissões, a mais estranha das quais é a ausência de uma caixa de pesquisa (existe na versão web mas na app Android). O widget para colocarem no home screen mostra-nos os eventos e permite adicionar novos, mas só permite ver a vista "agenda"; e para os que tenham necessidade de marcar eventos com anos de antecedência, ficarão frustrados por só poderem avançar um ano (falta também a criação rápida de eventos por texto, mas isso é algo que tanto no Google Calendar como em apps como o Fantastical apenas funciona em inglês).

No iOS, usei durante bastante tempo este Sunrise até finalmente me converter ao Fantastical - no Android, onde continuamente desesperava com a app de calendário do Google, passo finalmente a ter uma alternativa bem mais interessante. Não deixem de experimentar, o Sunrise é gratuito.


0 comments:

Enviar um comentário