03/06/2014

03/06/2014

Últimas




Android 4.4.3 chega com novidades no dialer e contactos

Há já algum tempo que se aguardava pela chegada do Android 4.4.3 e isso aconteceu no início desta semana, com a disponibilização pela Google das imagens de fábrica para os modelos Nexus mais recentes (Nexus 4, 5, 7 e 10) - apenas o Nexus 7 de 2013 com ligação móvel ainda não tem imagem disponível. As actualizações já começaram a chegar por OTA ao Nexus 7 WiFi de 2013 e muito em breve devem começar a chegar a todos os outros modelos.
Até agora, para além das tradicionais correcções de bugs, as novidades conhecidas centram-se nos contactos e no dialer, ambos com um novo visual que facilita a identificação dos contactos, recorrendo a "tiles" um pouco ao estilo do Windows Phone.
Se entretanto tiverem conhecimento de mais novidades neste Android 4.4.3, avisem ;-)


Google prepara Android para utilização verdadeiramente "mãos-livres" com projecto KITT 


Quando os carros sem condutor da Google nos levarem até ao nosso destino, poderemos passar a viagem a mexer nos nossos equipamentos mobile, mas até que isso aconteça ainda teremos muitos anos pela frente em que será necessário simplificar a operação do Android em situações em que não se poderá desviar a nossa atenção da estrada... e a Google está a num projecto com o nome de código KITT - um nome que será imediatamente reconhecido por todos os que viram a mítica série Knight Rider ("O Justiceiro") - e onde os smartphones Android poderão estar sempre à escuta para realizarem os nossos comandos sem que seja necessário desviar o nosso olhar da estrada (ou do que estivemos a fazer na altura). Para isso, em vez de ser necessário activar alguma coisa no ecrã, bastará dar início aos nossos comandos através de algo como, pressionar o botão de chamada num headset, abanar a mão em frente ao sensor de proximidade, ou simplesmente dizendo "Ok Google", como se faz no Moto X.
Embora esta funcionalidade ainda esteja em desenvolvimento, e como tal sujeita a modificações, também deverá ser possível activar o "Ok Google" mesmo quando estamos dentro de outras apps, em vez desta activação se fazer apenas no lock screen ou nos ecrãs principais. Mas como sempre, o principal factor que para nós seria essencial, seria que todas estas funcionalidades de voz estivessem disponíveis em Português... pois há anos que continuamos a ver estas novidades "passarem-nos ao lado", excepto para aqueles que não se importam de falar em inglês para os seus smartphones.
Esperemos que quando estas novidades forem apresentadas oficialmente, a maior novidade seja mesmo que tudo isto passe a estar disponível em muitas mais línguas... que já era tempo disso.


Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário