29/10/2014

29/10/2014

Google Fit já disponível na Play Store


A Apple tem o seu Health Kit, o Google tem o Google Fit. A app com o qual se pretende colocar "em ordem" toda a imensa variedade de dados das apps que registam a nossa actividade e saúde já está finalmente disponível no Android.




O Google Fit já está disponível na Play Store para todos os equipamentos com Android 4.0 e superior, incluindo smartphones, tablets e também Android Wear (e também lhe poderão aceder via web).


Para além de ser uma app que permitirá fazer o tracking da vossa actividade no dia a dia usando os sensores presentes nos smartphones e smartwatches, a sua principal função - à semelhança do que a Apple quer fazer com o Health Kit - e tornar o Google Fit no ponto central de toda esta categoria de dados, servindo como núcleo central de armazenamento e sincronização dos diversos equipamentos e apps que neste momento existem. Para isso poderão ligá-la a esses sensores e apps, como o Strava, Withings, Runtastic, Runkeeper, etc.


É um produto que vai dispensar a necessidade de recorrermos a serviços extra para manter os dados sincronizados entre diferentes apps; e que também evitará as frustrações de por vezes terem acesso a uns dados numa app, mas outros noutra app (como o registo das corridas no RunKeeper, mas o vosso peso estar automaticamente registado no Withings usando uma das suas balanças electrónicas).


Não há dúvida de que será este o caminho a seguir: a grande questão é saber com que velocidade (ou falta dela) irão estes serviços aderir a estas plataformas centralizadoras (embora não pareça difícil imaginar que, assim que um o fizer, todos os outros serão obrigados a fazê-lo, sob risco de serem descartados pelos utilizadores - afinal... os dados são nossos, e não de nenhum serviço em particular!)


0 comments:

Enviar um comentário